Por Ana Luiza Fernandes  


Você sabia que 93% das causas de acidentes de trânsito são devido a fatores humanos? Em somente 7% dos acidentes as falhas mecânicas são responsáveis por batidas. As pequenas distrações que temos ao dirigir tem sido causa frequente dos problemas no trânsito e nas estradas de todo o mundo.

Pequenas distrações, grandes acidentes de trânsito

Uma pesquisa realizada pela fundação americana Fundação AAA para Segurança no Trânsito observou 1.700 vídeos de acidentes de trânsito e apontou que 58% deles foram provocados por pequenas distrações.

Segundo o presidente da Fundação, perder a atenção por alguns segundos que for, durante a condução, aumenta em 23 vezes a possibilidade de se envolver em acidentes de trânsito. Com a popularização dos smartphones, essas distrações aumentaram muito pois os aparelhos roubam a atenção dos condutores.
1. Distração com outros passageiros

Conversar com o motorista durante o trajeto no carro é algo comum, mas é preciso tomar cuidado para não roubar-lhes demais a atenção. Principalmente se esse passageiro estiver no banco de trás. Poucos segundos que o motorista deixa de olhar para a pista para olhar para o passageiro que se encontra atrás são suficientes para ocasionar acidentes de trânsito, principalmente se forem crianças e bebês. A distração com outros passageiros é a que mais acarreta acidentes, sendo responsável por 15% do total de acidentes no trânsito.


2. Interação com celulares

A segunda distração que mais causa acidentes de trânsito é interagir com os celulares, sendo responsável por 12% deles. Atender uma ligação, ler uma mensagem ou ver uma notificação do whatsapp custam apenas alguns segundos mas pode ser muito perigoso. Para se ter uma ideia, ao ficar 2 segundos com os olhos no celular a uma velocidade de 60km/h o carro percorre uma distância de 34 metros às cegas. Se a pessoa for atender à ligação ou responder à mensagens o perigo se torna ainda maior.
3. Mudar a estação do rádio ou trocar a faixa de música

A maioria das pessoas gostam de ouvir música dentro do carro. É uma boa opção para relaxar, mas é preciso ter cuidado se desejar trocar de música ou de estação do rádio. Se quiser fazê-lo, espere até o próximo sinal fechado ou até poder parar o carro, pois essa é a 3ª distração que mais causa acidentes de trânsito. Você pode pensar: mas é tão rapidinho. Trocar de estação ou de faixa gera uma desatenção de em média 1,5 segundos, e o seu carro a 60km/h anda às cegas por 25 metros.

4. Manusear o GPS

O GPS é uma mão na roda para quem não conhece bem o trajeto que irá percorrer no trânsito. Ele nos dá as direções para os caminhos mais próximos até o destino desejado. Normalmente, costumamos programar a corrida antes de sair com o carro – ou pelo menos é assim que deveria ser – o problema é quando é preciso mudar de trajeto durante o trânsito. Se for preciso alterar qualquer informação no GPS, estacione o veículo.
5. Buscar objetos dentro do carro ou no porta luvas

Sabe aquela olhadinha pra conferir se algo caiu, se o celular está no banco, ou para procurar algum objeto dentro do porta luvas? Ela pode tirar até 3 segundos da sua atenção. Se você estiver a 60km/h, o seu carro vai conduzir sozinho por 42 metros de distância. Um risco considerável, já que acidentes acontecem num piscar de olhos.
6. Alimentar-se dentro do carro

Com pressa, muitas pessoas acabam carregando para dentro do carro suas pequenas refeições para fazê-las no caminho. Uma paradinha para beber um café ou uma mordida em um sanduíche podem tirar a atenção do motorista e ocasionar batidas. Se o alimento cair no carro, pode ter ainda um susto, o que além de distrair torna o motorista agitado e nervoso, deixando-o mais desatento ao trânsito.

7. Fumar ao dirigir

Fumar ao dirigir é algo muito comum. Os carros são equipados com acendedores de cigarro e cinzeiros, o que estimula os fumantes à conduzir ao mesmo tempo que fumam. Essa é uma distração recorrente, já que o fumante precisa pegar no cigarro, no isqueiro, acender, bater as cinzas e apagar ao final. São muitas ações que tiram a atenção da pista.
8. Maquiar-se no espelho do carro

Com pressa, muitas mulheres resolvem deixar para se maquiar dentro do carro. Uma paradinha para passar um batom pode ser perigosa. Mesmo se for no sinal vermelho, o que normalmente acarreta distração do timing do sinal, irritando os demais motoristas que estão atrás e que buzinam sem parar. É melhor maquiar em casa ou no trabalho.
9. Distrair-se com vitrines, outdoors ou pessoas na rua

A poluição visual urbana rouba muito a nossa atenção. São cartazes luminosos, outdoors, vitrines chamativas e ainda pessoas que nos tiram a atenção a todo minuto. É preciso estar focado no trânsito, mesmo que seja natural querermos olhar tudo ao nosso redor.

Infração de trânsito

Dentre as listas das pequenas distrações é preciso ter cuidado porque além de te roubar atenção e causar acidentes de trânsito, elas podem também resultar em multas e pontos na carteira de motorista.

Falar ao celular enquanto dirige é considerada uma infração média e acarreta multa de R$ 85,13 e tem acréscimo de 4 pontos na carteira de habilitação. Dirigir com apenas uma das mãos – por estar com a outra ocupada com um cigarro, ou um alimento, ou o próprio celular – também é uma infração média e tem multa e pontos iguais ao de se falar ao celular.

Se o acidente de trânsito for decorrente de distração do motorista e não se encaixar nas opções citadas acima, é considerado uma infração leve, o que pode ocasionar multa de R$ 53,20 e acrescentar 3 pontos na carteira.
Acidentes mais comuns devido a distrações

Os principais acidentes causados por distrações no trânsito são as colisões traseiras. O motorista para de olhar para a pista por alguns segundos e bate no carro (ou qualquer outro objeto ou pessoa) que estiver em sua frente.

Um dos acidentes mais perigosos que podem acontecer devido à distração é a colisão frontal quando se dirige em via de mão dupla. Os motoristas perdem a atenção e invadem a pista contrária ocasionando uma colisão frontal. Ela é mais perigosa pois, se o carro do motorista distraído vai a 60km/h e o carro que vai ser colidido também está nessa mesma velocidade, a força do impacto é de 120km/h em um objeto parado.

Como prevenir essas pequenas distrações

É preciso se acostumar a ficar atento o tempo todo. É como se vigiar, para não perder a atenção e assim adquire o hábito de não ficar desatento. Previnir a desatenção é o melhor remédio.
Levante-se mais cedo para ter tempo de tomar café em casa e, no caso das mulheres, para fazer a maquiagem.
Resolva tudo o que precisar resolver no celular em casa, entrou dentro do carro, coloque no silencioso e não o pegue durante o trajeto, somente após estacionar o veículo.
Ao sair com crianças no banco traseiro, saiba que não poderá dar atenção à elas. Se for preciso, estacione o carro, não olhe para trás nem pelo retrovisor. Se possível, leve algum responsável acompanhando a criança no banco de trás.
Se você tem o hábito de ficar trocando de faixa de música ou de estação de rádio pode fazer uma playlist com as músicas favoritas para não ter que perder a atenção mexendo no som.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas