Redação,Via Certa


Os pneus são os componentes do carro que sempre estarão em contato direto com o solo. Eles foram desenvolvidos para suportar todas as condições impostas por todo tipo de piso e suas condições de conservação, além de fatores externos climáticos.

Por isso, além de priorizar a escolha de pneus de alta qualidade, a calibragem é uma medida primordial para manter suas características estruturais, garantindo a segurança na rodagem, além da durabilidade. Pneus calibrados evitam danos mecânicos ao veículo e até o gasto excessivo de combustível.

Especificações para a calibragem

A calibragem dos pneus é determinada pelo fabricante do seu veículo. Isso porque os pneus passam por diversos testes antes de serem homologados e introduzidos nas linhas de montagem. Verifique o manual de instruções do seu veículo e sempre respeite as especificações de pressão para calibrar o seu tipo de pneu e modelo do seu carro.
Sintomas e danos causados por pneus descalibrados

Pneus descalibrados são a causa de falta de estabilidade, trepidações no volante, desgaste prematuros nos pneus e também de danos mecânicos à suspensão.

Quando falta ar nos pneus e sua pressão interna fica abaixo do especificado, há uma alteração na superfície de contato dos pneus com o solo. A banda de rodagem não toca o piso como deveria se a pressão estivesse normal, e isso causa desgaste irregular e acelerado dos ombros do pneu. Resultado: gasto precoce da estrutura do pneu, aumento no consumo de combustível por causa do maior esforço do motor para fazê-lo rodar, superaquecimento das borrachas do pneu, e consequentemente, rompimento e separação de suas estruturas.

No entanto, quando a pressão dentro dos pneus está muito alta, a mesma alteração acontece, mas o desgaste irregular acontece na parte central da banda de rodagem. Além de acelerar o desgaste do pneu e diminuir sua vida útil, a alta pressão interna enfraquece o pneu e ele fica muito mais sensível a furos, cortes, podendo até estourar em caso de impactos. A alta pressão dos pneus também é prejudicial ao alinhamento das rodas, e pode causar danos à aos amortecedores, molas e outros componentes mecânicos da suspensão.

Como e quando calibrar?

O ideal é verificar a pressão uma vez por semana, mas nunca deixe de calibrar os pneus pelo menos a cada quinze dias.

Outro ponto importante é calibrar os pneus sempre quando eles estiverem frios. Caso o carro já tenha rodado bastante, as altas temperaturas da rodagem vão dilatar os pneus (o que é um processo natural), e nesse caso a calibragem não será eficiente.

Por isso tente fazer o processo sempre pela manhã, evitando encher os pneus aquecidos e também a sujeira e umidade que se acumulam nos bicos e mangueiras dos compressores de ar durante o dia.

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