Redação,Via Certa

É muito comum ouvir falar do rodízio de pneus, principalmente em centros automotivos e outros informativos sobre a durabilidade dos produtos. Ele é uma prática comum que tem como objetivo equilibrar o desgaste entre os quatro pneus com a alternância de suas posições segundo a recomendação da montadora.

Quando o carro é de tração dianteira - que é a maior incidência nos carros de passeio brasileiros - os pneus dianteiros costumam se desgastar mais rápido do que os traseiros, devido ao torque do motor e o esforço direcional para esterçar. Nesse panorama, a troca dos pneus dianteiros pelos traseiros garantem um descanso para aqueles que sofrem maior desgaste, e assim funciona com os veículos de tração traseira e 4x4.

Prevenção

Para que essa medida seja eficiente não basta apenas trocar uma roda pela outra. Deve-se fazer também o alinhamento e a calibragem correta, além de toda a manutenção preventiva que deve estar em dia com o seu veículo. Se o carro apresentou algum problema desse tipo, o ideal é comprar um novo conjunto de pneus após a manutenção.

A recomendação é que a calibragem seja feita com regularidade de 15 em 15 dias, enquanto o alinhamento deve ser conferido a cada seis meses. Se você precisar substituir apenas um pneu, opte por colocar o novo produto na parte traseira - responsável pela estabilidade de trajetória do carro, segundo o veículo dentro de uma curva.

Como fazer o rodízio de pneus

Para fazer o rodízio você precisa analisar a tração do seu veículo. No caso dos modelos de tração traseira, os pneus da parte de trás devem ser colocados para frente em linha reta, enquanto os da frente vão pra trás em forma cruzada. Para tração 4x4, basta alterar os componentes em “X”. Já na tração dianteira, os pneus traseiros passam pra frente em forma cruzada enquanto os dianteiros passam para trás em linha reta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas