Redação,Via Certa  


Desde o início deste mês que o Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) vem desenvolvendo diversas atividades alusivas ao movimento mundial pela redução dos acidentes de trânsito denominado Maio Amarelo. Ações de conscientização foram empregadas na Força Área Brasileira, onde mais de 100 militares participaram de uma palestra onde foi abordado o tema Direção Defensiva.

A palestra focou em medidas práticas que devem ser utilizadas por motoristas e motociclistas cotidianamente para prevenção de acidentes no tráfego urbano. Os procedimentos são empregados de modo a evitar imprevistos, apesar das ações incorretas de outros condutores e das condições adversas comumente encontradas nas vias de trânsito. Itens importantes como conhecimento da legislação, atenção na condução, previsão de crise, habilidade e decisão foram apontados e explicados pelo técnico do Detran, Antônio Barbalho.

No momento foi mostrado que medidas simples como averiguar a situação mecânica do veículo, conduzir de acordo com as situações presentes de luminosidade, tempo, estrada, trânsito e condições apresentadas pelo condutor são elementos primordiais que podem reduzir amplamente o risco do motorista se envolver em acidentes de trânsito. Pela doutrina defensiva, a direção perfeita é aquela em que o condutor trafega sem ocasionar acidentes, sem cometer infrações de trânsito, não abusa do veículo e age com gentileza e respeito a vida.

As ações do Maio Amerelo desenvolvidas pelo Detran vão contemplar ainda os municípios de Natal, São Paulo do Potengi, Macau, Mossoró, Pau dos Ferros, Santa Cruz, Assú, Nísia Floresta, Parnamirim, Currais Novos, Caicó, Touros e outros. Também serão distribuídos folders informativos e laços amarelos, símbolo da campanha. Já as blitzen educativas acontecem nas faixas de pedestres e nos bares de maior movimento das cidades visitadas.

De acordo com informações analisadas pelo setor de Estatística do Detran, no período de 2012 a 2015 veio ocorrendo no Rio Grande do Norte uma redução nos números de vítimas fatais relacionadas a acidentes de trânsito. Os dados mostram que de 2012 para 2013 a redução foi de 1,4%; de 2013 a 2014 o índice caiu 11,7%; e de 2014 para 2015 a diminuição foi de 6,9%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas