Redação,Via Certa   


Em três anos, foram registradas 157 mortes relacionadas a acidentes de trânsito no município de Natal, sendo a maioria das vítimas homens na faixa etária dos 30 aos 39 anos de idade, conforme os dados apresentados pela Comissão Intersetorial de Segurança no Trânsito, ação desenvolvida dentro do Projeto Vida no Trânsito, nesta sexta-feira (12). Durante o evento, realizado no auditório do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, foram apresentadas também as ações da campanha “Maio Amarelo”, que traz o tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito”.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (DVS-SMS), Juliana Araújo, explicou que foram registrados 72 óbitos em 2014 e 62 em 2015, o que significa uma redução de 13% no total de mortes causadas por acidentes de trânsito no município. Com relação ao ano de 2016, os dados parciais revelaram 23 ocorrências, que, em comparação ao ano de 2014, representa uma queda de 68% no número de óbitos.

As principais vítimas dos acidentes ocorridos no município são os motociclistas, que correspondem a aproximadamente 45% das vítimas fatais do total de óbitos registrados entre os anos de 2014 e 2016, seguido de atropelamento de pedestres. Com relação à faixa etária, a maioria das vítimas possuem idades entre 20 e 39 anos, quando estão no auge da vida produtiva.

Os dados revelaram também que as vias com maiores registros de ocorrências no município são a Avenida João Medeiros Filho, os trechos urbanos da BR 101 Norte e Sul e da BR 226, Rota do Sol e as avenidas Prudente de Morais e Roberto Freire. E, entre as causas principais dos acidentes estão a junção do consumo de álcool e direção, excesso de velocidade e o uso de telefone celular durante a direção.

Projeto Vida no Trânsito
A ação tem o objetivo de fortalecer políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito por meio da qualificação das informações, planejamento, monitoramento e avaliação das intervenções. Ela é desenvolvida em conjunto por representantes da SMS, Secretaria de Estado da Saúde Pública, Samu Natal, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Secretaria Municipal de Planejamento, Policia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual, Detran-RN, UFRN e Instituto Técnico-Científico de Polícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas