Por Camila Griguc



Quando você recebe um auto de infração de trânsito, popularmente conhecido como a notificação da multa, é possível fazer alguns movimentos para contestar aquela infração.

Você terá um prazo entre 15 e 30 dias para apresentar sua defesa prévia. Caso resolva não apresentar nenhuma defesa, você receberá um notificação de penalidade, a partir daí, terá 30 dias para entrar com recurso.

Se você entende que a multa foi corretamente aplicada, não é necessário apresentar nenhuma defesa. E o recomendado é que fique de olho e pague a multa até a data do vencimento para ter um desconto no valor.

Notificação de autuação de infração

O órgão de trânsito deve enviar a notificação em um prazo máximo de 60 dias após ter ocorrido a infração.

Se você receber a notificação após esse prazo, pode entrar com recurso, pedindo para que o auto de infração seja arquivado e seu registro julgado insubsistente. O recurso deve ser feito na unidade do Detran de sua cidade.

Agora caso você não receba a notificação, deve recorrer alegando que não foi notificado, e só recebeu a cobrança.

Consultar auto de infração de trânsito

O condutor que queira verificar suas multas, emitir segunda via, consultar os pontos a sua carteira de habilitação, pode fazer isso pelo site do Detran de seu estado.

Lá também é possível verificar defesas administrativas apresentadas, os autos de infração de trânsito e a solicitação de emissão de segunda via de documentos.

Para pesquisar auto de infração de automóveis é necessário ter em mão a placa e o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), que constam no documento do veículo.

Detalhe importante: a página do Detran de cada estado permite verificar somente multas tomadas naquela região. Então em caso de infração fora do seu estado, as multas não apareceram no sistema do Detran da sua cidade.

Além dos serviços pela internet, também é possível ir pessoalmente a uma unidade do Detran, portando sua CNH, documento do veículo para solicitar o serviço. A consulta de multas é grátis, e pode ser feito pelo computador, tablete e smartphone.

Seja prudente no trânsito

É importante que você ande sempre atento às regras de trânsito para não precisar pagar multa e nem prejudicar outras pessoas. Um carro mal estacionado, parado em local proibido, alta velocidade e até mesmo dirigir alcoolizado são atitudes erradas e que não prejudicam somente você. Além disso, não ter multas também ajuda na sua vida financeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas