Redação,Via Certa

Foto: @KevinCase via VisualHunt / CC BY-NC-SA



Nem toda via no Brasil conta com a devida sinalização para veículos e pedestres. A ausência de faixa para travessia, por exemplo, é comum, principalmente em bairros residenciais. Porém, isso não quer dizer que o indivíduo a pé na rua deva descuidar de sua própria segurança.

Há situações em que não encontramos a via devidamente sinalizada: ela está sem placas, sem as marcações necessárias, semáforos ou faixas de travessia. Nesse caso, principalmente em vias de alta velocidade, o cuidado deve ser redobrado – tanto por parte do pedestre quanto das motos e automóveis que se aproximem de locais com fluxo de gente andando a pé.

O Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil), do Grupo Mapfre, separou algumas dicas para os pedestres que precisam atravessar vias sem faixas em segurança:

1. Procure atravessar a via em linha reta. Isso reduz o percurso e, consequentemente, o tempo em que você permanece exposto no meio da via.

2. Evite atravessar pela frente ou traseira de um veículo de grande porte – seja um ônibus parado no ponto ou um caminhão. Nesses locais, há o risco de você estar no ponto cego tanto do condutor desses veículos como de motos e carros menores que estejam se aproximando. Esse tipo de situação é perfeito para causar atropelamentos.

3. Quando precisar atravessar, escolha um trecho da via onde você tenha uma boa visão dos veículos e os condutores também possam vê-lo facilmente – não atravesse perto de curvas.

Deveres do motoristaOs artigos 70 e 214 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) informam que o pedestre tem de respeitar o semáforo. Porém, se ele já tiver iniciado uma travessia e estiver no meio da via, havendo ou não sinalização no local, o condutor do veículo deve dar preferência à sua passagem, mesmo que a luz do semáforo esteja verde para os automóveis. Motoristas que desrespeitam essa norma estão cometendo infração gravíssima.

Como aponta o parágrafo 2º do artigo 29 do CTB, veículos de maior porte têm responsabilidade pela segurança dos menores, e todos têm essa responsabilidade quanto ao pedestre, que é o elemento mais vulnerável da via. Não se trata apenas de uma questão de bom senso, mas de legislação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas