Por HAIRTON PONCIANO

AUDI RS6 AVANT CRÉDITO: TIAGO QUEIROZ

Teto solar é um item que embeleza o automóvel e pode ser um bom diferencial para valorizá-lo no momento da revenda. Além disso, o item pode ser um importante aliado para reduzir o consumo de combustível e melhorar a qualidade do ar na cabine. Quando o veículo roda em baixas velocidades com o ar-condicionado ligado, gasta até 15% mais, segundo informações divulgadas pela Ford.

Por isso, caso a temperatura ambiente não esteja muito alta e o veículo trafegue abaixo de 90 km/h, é aconselhado manter o sistema de climatização desligado e aproveitar a ventilação natural. A maioria dos dispositivos de teto solar tem um defletor de ar na parte dianteira, que reduzem a turbulência no interior da cabine e o ruído causado pelo vento. Quase todos também oferecem a possibilidade de levantar apenas a parte traseira. Esse recurso facilita a circulação de ar fresco e pode ser usado mesmo em caso de garoa fraca.

A abertura do teto possibilita uma rápida renovação do ar interno porque o ar quente tende a subir. Com isso, mesmo nos veículos de fumantes a fumaça sai mais rapidamente. O recurso também tende a facilitar a exaustão de odores.

Em altas velocidades, por outro lado, o ideal é fechar o teto solar e as janelas para melhorar a aerodinâmica. Isso porque o ar encontra menos resistência ao passar pela carroceria. Acima de 90 km/h, com a rotação do motor mais elevada, o compressor do ar-condicionado opera de modo mais eficiente, também de acordo com informações da Ford.

Curso de economia. Estudo realizado pela montadora norte-americana concluiu que o comportamento ao volante pode influenciar em até 25% o consumo de combustível. O recomendável é acelerar suavemente e frear com antecedência – essas providências prolongam também a durabilidade de freios e pneus, entre outros componentes.

O estudo aponta que um carro a 90 km/h consome, em média, 10% menos que a 100 km/h. Evitar manter o motor ligado com o carro parado e retirar “peso morto” também ajudam a gastar menos. Pneus com pressão baixa e direção desalinhada aumentam o consumo. O mesmo ocorre quando as velas de ignição estão em mau estado.

Segundo dados da Ford, caso o veículo apresente esse conjunto de problemas, seu rendimento pode ficar comprometido e o consumo aumentar em 25%.


Mercedes-Benz foi a pioneira com o V170. O teto solar está completando 80 anos. O primeiro modelo produzido em série a receber o equipamento foi o Mercedes-Benz V170, em 1937. O sistema, desenvolvido pela fabricante alemã Webasto, se estendia por praticamente toda a superfície do teto do carro e era feito de lona, material utilizado até hoje, principalmente em modelos clássicos. Mais tarde, o V170 ganhou versão conversível.

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