Por Julio Benck

As 3 melhores picapes do mercado em suas versões de entrada

Você se considera um fã de picapes, e gostaria de saber mais sobre os três principais modelos disponíveis no mercado nacional? Preparamos um comparativo entre as picapes Fiat Toro, Toyota Hilux e Chevrolet S-10, as três mais vendidas do segmento em 2017 em suas versões de entrada.

No fechamento do mês de abril, cada uma tinha registrado em vendas os seguintes quantitativos:
Fiat Toro: 14.709 unidades (R$ 82.930)
Toyota Hilux: 9.921 unidades (R$ 116.570)
Chevrolet S10: 8.066 unidades (R$ 107.200)
Capacidades e medidas das 3 melhores picapes do mercado

Para dar início ao nosso comparativo, como se tratam de veículos utilizados para transportar cargas, além de passageiros, vale destacar as dimensões consideravelmente menores da Fiat Toro. A picape da Fiat tem 4,22 metros de comprimento, contra 5,38m da S10 e 5,33m da Hilux.

Sendo assim, obviamente sua capacidade de carga será menor: até 1.000 kg, embora exista a possibilidade de aumentá-la em 405 litros com um extensor (cerca de R$ 900,00), o que equivaleria à mesma medida em quilos, se considerarmos a densidade da água.

Já a S10 transporta até 1220 kg em sua caçamba, enquanto a Hilux pode carregar até 1.020 kg na versão cabine simples. A Fiat Toro, com o extensor, venceria as duas gigantes em capacidade, embora a S10 também conte com extensores (cerca de R$ 350,00), vendidos separadamente, e que podem aumentar sua capacidade de carga para até 1.600 kg.

A Hilux também conta com o acessório, embora para a versão 2017 ainda não esteja disponível, pelo menos não em grande escala.

Sendo assim, no quesito capacidade de carga, com ou sem extensão de caçamba, a Chevrolet S10 é a campeã.
Depreciação

Como a Fiat Toro foi lançada em 2016, o cálculo de sua depreciação não poderia ser equiparado ao das suas concorrentes. Vale atentar para o fato de que, mesmo com tão pouco tempo no mercado, a picape da Fiat já é disparada a mais vendida do segmento. O feito pode ser em parte explicado pelo preço, bem menor se comparado ao das rivais.

De qualquer forma, em 2016, segundo a agência Autoinforme, a depreciação sofrida pela Hilux foi menor: 13,4%, contra 15,4% da picape da GM.

Portanto, no quesito depreciação sofrida em um ano, a Hilux é a vencedora.
Segurança

A Fiat Toro ainda não foi submetida ao teste Latin NCAP para aferir o quanto é segura para seus ocupantes. Como em 2016 a S10 também não foi testada pela entidade, a Hilux vence com facilidade nesse quesito, já que apresentou nota máxima, ou seja, 5 estrelas em segurança para adultos e crianças no último crash test realizado ano passado.
Economia

Já no quesito economia não há problemas; as três concorrem em pé de igualdade, já que são flex da mesma forma. Confira os respectivos consumos na cidade e na estrada: 

Fiat Toro


Etanol – cidade / estrada em km/l: 5,8 e 7,4

Gasolina – cidade / estrada em km/l: 8,3 e 10,5

Chevrolet S10


Etanol – cidade / estrada em km/l: 5,6 e 6,4

Gasolina – cidade / estrada em km/l: 8,4 e 9,5

Toyota Hilux


Etanol – cidade / estrada em km/l: 4,8 e 5,6

Gasolina – cidade / estrada em km/l: 6,9 e 8,1

No consumo de combustível, até pelo seu peso menor, era esperado que a Fiat Toro fosse superior, só perdendo por muito pouco para a S10 no consumo de gasolina na cidade.
Revisões

Com o apoio dos portais automotivos Carplace e AutoEsporte, buscamos o montante gasto com revisões até 60 mil km para cada modelo avaliado. 

Veja os valores:
Fiat Toro: R$ 4.932,00
Chevrolet S10: R$ 4.300,00
Toyota Hilux: R$ 5.060,00

Também não há dúvidas: a S10 é a que menos gasta com revisões, o que surpreende bastante, considerando que é de longe a mais potente das três picapes. Na versão de entrada avaliada, a potência é de 206 cv a etanol e 197 cv a gasolina, contra 139 cv a etanol e 135 cv a gasolina da Toro e 163 cv a etanol e 159 cv a gasolina da grandona Hilux.
Veredito

Nos cinco quesito avaliados, a S10 foi superior em dois deles, a Hilux em outros dois e a recordista de vendas Fiat Toro em um. Mas a picape da Fiat tem crédito, afinal há de se pesar suas medidas que a colocam num patamar ligeiramente inferior às suas concorrentes.

Também não se pode deixar de considerar que ainda não se pode medir sua depreciação, tampouco saber o quanto é segura, uma vez que ainda não passou pelo crash test da Latin NCAP.

O maior atrativo da Fiat Toro certamente é seu preço, e alguns diferenciais, como a caçamba que abre como janela e o conforto, já que comporta até 5 passageiros tal como um carro de passeio comum, sem grandes apertos.

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