Redação,Via Certa


Pistas em condições extremas fazem parte do dia a dia dos motoristas de ônibus e caminhões. Por isso, é essencial que itens diretamente relacionados à segurança desses veículos, como os componentes da suspensão, sejam checados periodicamente.

De acordo com Juliano Caretta, coordenador de treinamento técnico da Monroe, os amortecedores são os principais componentes do sistema de suspensão e os responsáveis por manter o contato permanente dos pneus com o solo. “São eles que proporcionam segurança, conforto e estabilidade aos condutores e passageiros”, afirma.

Quando desgastada, a peça pode ainda comprometer a estrutura do veículo e acarretar sérios problemas de dirigibilidade. “Componentes com problemas afetam a capacidade de frenagem do veículo, exigindo uma maior distância para o processo, especialmente em velocidades elevadas. Uma maior demora na resposta ao desviar de um obstáculo também pode ocorrer, colocando em risco a segurança dos ocupantes”, alerta Caretta.

Além das más condições das estradas, a deterioração de outros componentes internos da suspensão são os maiores causadores de problemas nos amortecedores. Por esse motivo, a Monroe recomenda a revisão periódica das peças a cada 10 mil quilômetros ou conforme especificação da montadora.

Segundo o especialista, algumas dicas são fundamentais para manter os componentes em boas condições: “Recomendamos sempre dirigir em baixa velocidade por pistas em más condições, evitar fazer alterações na suspensão, respeitar os limites de carga e os prazos de revisão da peça”, finaliza Caretta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas