Redação,Via Certa
______________________________________________________

Agentes de Trânsito recebem instrução sobre tacógrafos
A SETRA - Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte reúne hoje (21) agentes de trânsito da região metropolitana e policiais do CPRE - Comando da Polícia Rodoviária Estadual para um treinamento sobre a fiscalização do tacógrafo. 

A instrução acontece no Auditório Clênio José dos Santos, no Centro Administrativo Agnelo Alves, Cohabinal, às 08h e às 13h. No total serão 08 horas de treinamento, das quais, duas horas de práticas.

Mais conhecido como tacógrafo, o Registrador Instantâneo Inalterável de Velocidade e Tempo é um equipamento obrigatório para os veículos de carga e passageiros, de acordo com o Artigo 105, inciso II, do Código de Trânsito Brasileiro e as Resoluções do CONTRAN Nºs 14/98 e 87/99 .

De acordo com o instrutor Amaral Ferreira, da fabricante mundial de tacógrafos Continental VDO do Brasil, uma lei federal define que todo agente que fiscaliza tacógrafos precisa ser treinado para esta finalidade, para poder exercê-la. "Essa instrução precisa ser oferecida pela empresa que fabrica os tacógrafos", disse o instrutor.

Considerado uma espécie de caixa-preta de caminhões e carretas, o tacógrafo retém dados importantes a respeito do percurso, velocidades médias e tempo de trajetos percorridos por motoristas e condutores.

"É importante para o agente toda forma de conhecimento que possa contribuir com nossa profissão", comentou o agente municipal de trânsito Andrey Diniz.

O tacógrafo, em geral, é de grande utilidade para empresas de transporte. Ele garante que os motoristas estejam cumprindo suas horas de trabalho, sem excessos. Também ajuda a evitar multas por excesso de velocidade por registrar a velocidade desenvolvida durante os trajetos. 

"Este equipamento permite a reconstituição de viagens, a conduta dos motoristas, ajuda a evitar que cargas sejam desviadas ou extraviadas", reforça o instrutor Amaral.

Quem faz a utilização do tacógrafo, é obrigado por lei, a fazer uma revisão, de dois em dois anos, com a comprovação de lacração e selagem do mesmo, obtendo junto um certificado.

O Secretário da SETRA, Coronel Marcondes Pinheiro, disse que foi buscar na parceria com o CPRE, a instrução para os agentes. "Temos hoje aqui agentes da SETRA, STTU, CPRE e de toda região metropolitana, para garantir a correta fiscalização do uso dos tacógrafos", encerrou o Secretário Marcondes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas