Redação,Via Certa
______________________________________________________


A manutenção preventiva do veículo aumenta a segurança das viagens, melhora o desempenho da máquina e reduz o desgaste das suas peças. Um dos primeiros passos para deixar o carro em ordem é fazer a manutenção respeitando os prazos e orientações do manual do proprietário. Se for preciso, deve-se procurar um profissional para a realização dos serviços.

“Dirigir corretamente começa com a própria disposição de checar itens importantes para uma viagem. Conferir e conservar equipamentos de segurança obrigatórios é uma das primeiras atitudes antes de qualquer coisa”, explica Sérgio Luís Gonçalves Pereira, diretor do Serviço Social do Transporte (SEST) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) de São Vicente (SP). Segundo ele, alguns quesitos contribuem para a estabilidade do veículo nas vias, como alinhamento e balanceamento, que também ajudam a manter os pneus em bom estado.

O diretor ressalta ainda a importância da manutenção dos sistemas de suspensão, direção, freios, carga e partida, motor e sistemas auxiliares, em conformidade com normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança e preservação do meio ambiente. “São cuidados básicos e essenciais que podem salvar a vida do condutor e de seus familiares”, afirma Pereira.

Outra dica importante é inspecionar o automóvel antes da sua partida, durante o seu deslocamento, nas paradas e após o serviço, observando os seguintes aspectos: limpeza, documentação, ferramentas, equipamentos, tapeçaria, mecânica, sistema elétrico, funilaria e pintura, pneus e rodas, motor e reposição na bolsa de ferramentas. “Nas estradas, recomenda-se adotar a direção defensiva, garantindo a possibilidade de se antecipar a situações de perigo e prever o que pode acontecer”, orienta o especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas