Por Julio Benck

Três dos melhores carros da Peugeot da história, para você relembrar o passado de uma das mais respeitadas e tradicionais montadoras europeias


Os melhores carros da Peugeot estão presentes em 80 países por todo o mundo. A Peugeot é uma das mais tradicionais montadoras do planeta, fundada em 1810, na França, por Jean Pierre Peugeot.

Embora no início o negócio de carros só fosse se concretizar em 1899, a vocação industrial é uma marca de nascença. O primeiro carro fabricado foi o Serpollet-Peugeot, apresentado em 1899, por Armand Peugeot.

Desde então, a marca se notabiliza por acumular recordes, prêmios e diversas honrarias. Na Europa, a Peugeot ganhou 5 vezes o prêmio Carro do Ano, pela fundação Car Of the Year.

Conheça agora três modelos da montadora francesa, que em 1975 fundiu-se com a Citroen.
Peugeot 205 GTi 1.6

Não há como classificar os melhores carros da Peugeot de todos os tempos sem falar do 205 GTi. Trata-se de uma presença obrigatória, uma verdadeira unanimidade em se tratando de carros históricos da montadora sediada em Paris.

A consagração definitiva aconteceu depois de ter sido eleito pelos sites AutoCar e PistonHeads como o melhor Hot Hatch de todos os tempos. Participou da votação a empresa de pneus Landsail Tyres.

Entre 50 hatches de diversas montadoras, o 205 GTi foi o escolhido pelas suas diversas qualidades. A versão de entrada, lançada em 1984, tinha motor 1.6 de 106 cv de potência. Mas foi em 1986 que a Peugeot lançaria a versão mais potente, o GTi 1.6, com motor de 130 cv.

A aceleração impressionava, afinal, tratava-se de um carro que pesava pouco mais de 800 kg, que ia de 0 a 100 km/h em incríveis 7,6 segundos. A velocidade máxima também espantava, afinal não é qualquer hatch que atinge 210 km/h.
Peugeot 206

Não é apenas por ter sido o sucessor direto do lendário 205 que o 206 é apontado como um dos melhores carros da Peugeot. As qualidades deste que foi um verdadeiro ícone automotivo o credenciam com segurança a figurar na lista.

Lançado em 1998, no Salão de Genebra, o 206 se destacou desde o início por apresentar praticamente todo tipo de versão ou adaptação. Até uma elegante versão conversível ele tinha, com o traço comum a todas as versões, o design arredondado e faróis que pareciam até olhos de tigre.

No começo, o Peugeot 206 poderia ser equipado com quatro tipos de motores. As versões eram 1.1, 1.4, 1.6 e o motor da linha TU. As potências eram, respectivamente, de 60, 75 e 90 cv.

Um ano depois da apresentação em Genebra, era lançado o sucessor definitivo do célebre 205 GTi, o Peugeot 206 GTi. Curiosamente, o único país em que não recebeu a sigla que designava o motor de seu sucessor foi a França. Lá, era ficou conhecido como Peugeot 206 S16, por causa das 16 válvulas de seu motor.

O 206 herdou do seu antecessor a vocação automobilística. O carro esteve presente em provas como o Campeonato Mundial de Rally, o WRC, o Rally de Córsega e até aqui no Brasil, na Copa Peugeot de Rally, em 2003.
Peugeot 505

A história da Peugeot é recheada de lançamentos de sedãs de sucesso. Mas o mais famoso de todos é o 505, lançado em 1979. Era um três volumes clássico, com 4 portas e uma respeitável distância entre eixos de 2.740 mm.

Seu motor 2.0 rendia 96 cv de potência, pouco, se considerarmos que se tratava de um sedã grande, mas o torque de 16,5 kgf.m a 3.000 RPM de certa forma compensava.

A versão STI era a mais potente, com motor de 110 cv e até teto solar elétrico como opcional. Para nós brasileiros, o 505 poderia ser considerado um alienígena, já que era um carro de passeio que teve uma versão abastecida a diesel, coisa proibida por aqui.

Tornou-se definitivamente um dos melhores carros da Peugeot por ter sido o primeiro 4 cilindros turbodiesel a ser vendido no continente americano. Nos Estados Unidos, ele passaria por um incremento. Lá, recebeu uma atualização que lhe conferia 160 cv de potência e torque de 18,8 kgf.m a 2.000 RPM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas