Até a próxima sexta-feira (03), a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana fará um reforço na campanha que conscientiza o pedestre para usar a faixa de pedestre. O trabalho também é voltado para orientar o condutor de veículo no sentido priorizar a pessoa durante a travessia da via.

Para a secretária da STTU, Elequicina Santos “este é um trabalho que vem sendo desenvolvido periodicamente e como reforço os educadores orientam o pedestre que antes de pisar na faixa, ele deve levantar o polegar, esperar o veículo para e realizar a travessia de forma segura”.

De acordo com o órgão ainda esse é um trabalho de conscientização coletiva, pois tanto os motoristas quanto os pedestres são orientados sobre as obrigações na faixa.

REGULAMENTAÇÃO
A STTU lembra que a partir do próximo ano, pedestres e ciclistas que não respeitam a sinalização poderão ser multados também. As punições já estavam previstas no Código de Trânsito Brasileiro desde 1997, mas nunca foram praticadas porque não havia regulamentação de como seriam realizadas.

Agora com a regulamentação do departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), o órgão terá um prazo de 180 dias para implementar o modelo de multa e adequar seus procedimentos para começar a autuar pedestres e ciclistas.

A multa para o pedestre que ficar no meio da rua ou atravessar fora da faixa, da passarela ou passagem subterrânea será R$ 44,19. Já para o ciclista que andar em local que não é permitido o valor da multa será de R$ 130,16.

O cronograma elaborado pelo Departamento de Educação de Trânsito da STTU prevê a intensificação da campanha nesta semana os seguintes locais:

Dia 30/10 – 8h – Av. Rio Branco
Dia 31/10 – 8h – Av. Deodoro
Dia 01/11 – 8h – Na frente do Cemitério do Alecrim
Dia 03/11 – 8h – Av. Senhor do Bomfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas