Por Julio Benck


O verão brasileiro começa no dia 22 de dezembro, mas com as altas temperaturas que sempre são registradas por aqui de norte a sul, já se deve começar os cuidados em relação aos carros. Num clima quente, os veículos de passeio demandam atenção especial por causa não só do aumento da temperatura, como também pelas temidas chuvas de verão, especialmente violentas se comparadas a outros períodos do ano.

Para que seu carro passe ileso ao verão, e só com boas histórias para contar, destacamos 5 dicas que vão ajudá-lo a manter motor, lataria, estofamento e demais sistemas em perfeita ordem. Aproveite:
1. Cuidados com o interior do veículo

Num clima quente e ensolarado, o interior do carro, principalmente o estofamento, pode sofrer desgaste acelerado caso não seja protegido da incidência dos raios solares. Como veremos adiante, o ideal é contar com película protetora em todos os vidros, mas na falta dela, procure estacionar em locais com sombra ou utilize algum tipo de forro para evitar que o sol castigue seus bancos, painel e console.

2. Encere o carro

Quem pensa que a cera automotiva só tem como função dar mais brilho, deve saber que vai além do uso estético sua utilização. Ao ser encerada, a pintura recebe um verniz protetor que impede o acúmulo de resíduos em sua superfície. Se considerarmos, por exemplo, a possibilidade de deixar o carro parado na praia e exposto à maresia, não é difícil entender porque a cera é um importante aliado.

3. Não sobrecarregue o ar condicionado

Como o uso do ar condicionado é mais intenso no verão, convém reforçar a limpeza ou troca do filtro, além de dar atenção à limpeza do condensador. Ao ligar o carro, deixe os vidros abertos e transite alguns minutos com o ar ligado nessa condição, para que o ar aquecido seja expulso mais rapidamente, evitando a sobrecarga do sistema de refrigeração de ar.
4. Atenção ao estacionar

Um problema comum no verão é a falta de vagas de estacionamento nas regiões litorâneas apinhadas de gente. Estacionar embaixo de árvores, nessas condições, é uma ideia tentadora, mas é preciso ter cuidado com eventuais “presentes” que vêm do alto. Na dúvida, tenha sempre uma capa protetora para cobrir o carro.
5. Instale película protetora

A última dica, mas não menos importante, é para que se faça a instalação de películas protetoras em todos os vidros. Elas não só aumentam a segurança, já que inibem a ação de criminosos, como também são filtros contra os raios ultravioleta solares, poupando o ar condicionado e evitando desgaste do estofamento. Ao instalar, certifique-se de que está dentro dos limites permitidos por lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas