Por Mariana Czerwonka.

Vítimas do trânsito


Criado em 1993 no Reino Unido pela RoadPeace, o Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito é celebrado internacionalmente no terceiro domingo do mês de novembro. Neste dia são homenageadas não só as pessoas que morreram em decorrência das fatalidades do trânsito, mas também familiares, amigos, equipes de emergência dedicadas, policiais e profissionais médicos que lidam diariamente com as consequências traumáticas das mortes e lesões no trânsito. Este ano a data será lembrada no próximo domingo dia 19.

“A definição mais apropriada para esse dia seria a celebração pela vida. É um momento para a sociedade refletir e propor ações que possam diminuir os números assustadores do nosso trânsito”, explica Celso Alves Mariano, especialista em trânsito.

No Brasil, as ações nesse dia iniciaram em 2007, e este ano várias cidades contam com programação especial para a data.

Dados oficiais divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que em 2015, 38.651 pessoas morreram no trânsito brasileiro. Em 2014 foram registradas 43.780 mortes.

Por que há uma necessidade para este dia?

As mortes e lesões decorrentes de acidentes de trânsito são eventos repentinos, violentos e traumáticos, cujo impacto é duradouro, muitas vezes permanente. Todos os anos, milhões de pessoas recém-feridas e enlutadas de todos os cantos do mundo são adicionadas aos inúmeros milhões que já sofrem como resultado de um acidente de trânsito.

O peso do sofrimento e da aflição experimentado por este grande número de pessoas é ainda maior porque muitas das vítimas são jovens e muitos dos acidentes poderiam e deveriam ter sido evitados.

Este dia também se tornou uma ferramenta importante para os governos e para todos aqueles que trabalham com a causa, pois oferece a oportunidade de demonstrar a enorme escala e impacto das mortes e lesões no trânsito e a necessidade urgente de ações para conter essa carnificina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas