NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA

[7]

Samu Natal capacita profissionais para atendimento de pacientes psiquiátricos


O treinamento contínuo dos profissionais de saúde que atuam no atendimento de casos de urgência e emergência em Natal é um dos focos principais da atual gestão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Durante o feriado prolongado, os servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Natal) participaram de capacitação sobre Contenção Psiquiátrica, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN).

A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP-Samu), Esmeralda Mattoso, explicou que o curso foi focado no atendimento de pacientes em surto psíquico, que necessitam de contenção específica para evitar danos e ferimentos ou situações que possam colocar sua vida ou a dos profissionais em atuação.

“Recebemos muitas chamadas para esse tipo de atendimento, principalmente nas segundas-feiras, porque são pacientes geralmente dependentes de medicamentos especiais, mas que, por alguma situação específica ocorrida no final de semana, entraram em estado de surto ou convulsão”.

Esmeralda explicou ainda que o Samu Natal utiliza contenções especiais para o atendimento desses tipos de ocorrência, que requer uma ação mais atenciosa e enérgica dos profissionais em campo. Feitas com tecido específico, para evitar machucados ou ferimentos nos pacientes, as contenções foram desenvolvidas pelo instrutor do NEP, José Cláudio Miranda.
Samu Natal capacita profissionais para atendimento de pacientes psiquiátricos Samu Natal capacita profissionais para atendimento de pacientes psiquiátricos Reviewed by Via Certa Natal on novembro 07, 2017 Rating: 5

Sora Templates