Redação,Via Certa

Divulgação

A ação de mobilização e inserção no mundo do trabalho promovida pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), junto aos trabalhadores que utilizam veículos de tração animal (carroças) no município, cadastrou mais de 200 pessoas que foram atendidas no Centro Público de Trabalho, Emprego e Renda da Cidade Alta, com emissão de carteira de trabalho, atualização e cadastro no Portal Mais Emprego e encaminhamentos para entrevistas de emprego.

A mobilização contou com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) que participou do ciclo de palestras, cujo objetivo foi orientar e esclarecer sobre a aplicação da Lei, que estabelece a Política de Retirada dos Veículos de Tração Animal (PMRVTA) no município de Natal.

Os carroceiros e seus familiares também contaram com atendimento no Serviço Social para cadastro especifico e acompanhamento das vagas, Oficinas sobre trabalho, emprego e renda, orientação sobre o acesso ao Programa de Microcrédito Produtivo Orientado, a fim de viabilizar a criação ou potencialização de pequenos negócios no núcleo familiar, formação de grupos de economia solidária, além de inscrição nos Cursos de Qualificação Profissional promovidos gratuitamente pela Prefeitura pelo programa Qualificar Natal.

Para atender os condutores e seus familiares nesse processo de adaptação, a Prefeitura disponibilizou meios de transporte nas unidades dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) para levá-los às unidades dos Centros Públicos.

“Na maioria dos encontros tivemos uma boa participação dos carroceiros. Cada condutor de veículos de tração animal, cadastrado em 2015, foi convidado a procurar o CRAS mais próximo de sua residência, levando Carteira de Identidade, CPF e Comprovante de Residência e agendando a data e horário em que seriam encaminhados aos Centros Públicos. Tudo sem nenhum ônus para eles, inclusive com transporte oferecido pela prefeitura” explica a titular da Semtas, Ilzamar Pereira.

Também foram realizadas palestras com grupos dos bairros de Felipe Camarão, Guarapes, Nossa Senhora da Apresentação, Planalto, comunidade da África, Pajuçara, Lagoa Azul/Salinas e Passo da Pátria, Ponta Negra e Mãe Luíza, sempre nos turnos manhã e tarde.

“Além de serem informados de forma clara sobre o que vai acontecer após a entrada em vigor da lei que proíbe o uso de carroças em Natal, usamos os encontros para troca de conhecimentos. Anotamos as sugestões propostas por eles durante as sessões, para que pudéssemos atendê-los da melhor maneira possível”, ressalta a Diretora do Departamento de Desenvolvimento e Qualificação Profissional da Semtas, Margarete Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas