Por Julio Benck


Compradores que não abrem mão do melhor custo-benefício no momento de comprar uma moto têm no ranking da Fenabrave um guia para pautar sua decisão. As motos mais vendidasdo Brasil são divulgadas mensalmente pela entidade, que representa o setor de distribuição de veículos brasileiro.

É importante destacar que a atuação da Fenabrave procura fazer valer o que determina a Lei 6.729/79, que disciplina a atividade de produtores e distribuidores de veículos automotivos terrestres.

Atua ainda em parceria com a Fenacodiv, Federação Nacional dos Concessionários e Distribuidores de Veículos, que é a representação sindical das distribuidoras de veículos brasileiras.
As motos mais vendidas do Brasil: Honda e Yamaha dominam mercado

O levantamento mensal da Fenabrave para as motos mais vendidas é dividido em oito categorias: City, Custom, Trail Fun, Maxitrail, Naked/Roadster, Scooter/Cub, Sport e Touring. Como as motos City são as predominantes no mercado, respondendo por 40,76% da fatia de todas as motos vendidas no Brasil, tomaremos esse ranking como referência.

Um dado interessante é a redução na participação das scooters no mercado entre 2016 e 2017. Ano passado, os ciclomotores detinham 34,72% de todos os veículos em duas rodas vendidos no Brasil. Em 2017, essa participação diminuiu, até novembro, para 31,66%.

Outra importante observação é a presença massacrante das montadoras Honda e Yamaha no ranking das motos mais vendidas. Nada menos que 8 entre as dez motocicletas mais emplacadas no Brasil são produzidas pela dobradinha.

Não se pode deixar de citar a surpreendente (e quase desconhecida!) Haojue Chopper entre as mais emplacadas até novembro de 2017:
1. Honda CG 160 (R$ 7.990) – 209.401

Não tem para ninguém, no Brasil, quem manda entre as motos é a popularíssima Honda CG. O absoluto predomínio se justifica em números incontestáveis, reforçados pela esmagadora presença. Se somadas as vendas de todos os outros nove modelos da lista, ainda assim faltariam 36.641 motos para empatar.

Um desempenho que também pode ser creditado ao excelente custo benefício da CG 160, versão mais robusta da pequena CG 125, que a afasta do segmento popular, mesmo com preço compatível. Seu motor de 15cv de potência consome, em média, 35km/l de gasolina, considerando estrada e cidade.
2. Honda CG 125 (R$ 7.090) – 27.501

A moto nova mais barata do mercado brasileiro, que já ocupou o primeiro lugar entre as motos mais vendidas do Brasil, continua apresentando bom fôlego nas vendas. Não é para menos, a CG 125 é a rainha das motos econômicas. Ela faz incríveis 57 km/l de gasolina na média estrada e cidade.

3. Yamaha YBR 150 (R$ 7.990) – 21.694

A hegemonia da Honda é quebrada no terceiro lugar pela Yamaha YBR 150, que conta com sistema unificado de freio. Com ele, o motociclista só precisa acionar um tipo de comando para que tanto a roda dianteira como a traseira tenham a velocidade reduzida.
4. Honda CB 250F Twister (R$ 13.050) – 20.412

A Twister 250 voltou a ser fabricada em 2016, e ao longo de 2017 provou que ainda tem lenha para queimar em termos de vendas. Continua ocupando posição de destaque, num top 10 em que predominam motos de 125 ou 150 cilindradas.
5. Yamaha YS 150 Fazer (R$ 10.462) – 10.104

Também com freio em sistema unificado, a YS 150 conta com carcaça mais robusta e design mais agressivo, que a deixa com jeitão de naked/roadster.
6. Yamaha Fazer 250 (R$ 14.254) – 8.900

Cabe a Fazer 250 o pioneirismo de ter lançado no Brasil o sistema de injeção eletrônica de combustível para motos 250cc. Embora situada no ranking das motos mais vendidas na categoria City, a Fazer 250 é uma legítima Naked.
7. Yamaha YBR 125 (R$ 8.199) – 8.630

Na dura luta da Yamaha pelas vendas, o trunfo da sua 125cc é o tanque de 15,7 litros. Segundo a montadora é o que proporciona a maior autonomia da categoria.

A tecnologia também é um ponto forte. A a moto, equipada com painel com função fuel trip, faz contagem progressiva de combustível assim que o tanque entra na reserva. Conta ainda com velocímetro com sensor de velocidade dispensando cabo, e indicador ECO, que informa a faixa de rotações mais econômica.
8. Honda CG 150 (R$ 7.090) – 3.238

Mesmo descontinuada, a CG 150 mostra que ainda tem força entre os motociclistas brasileiros. Ela volta a figurar entre as mais vendidas, depois de um sumiço em 2016.
9. Suzuki GSR 120 (R$ 4.490) – 1.292

Estar entre as 10 motos mais emplacadas do ano sendo uma das únicas que não pertence à dupla Honda / Yamaha é por si só um ato de bravura. Com rodas de liga leve e design diferenciado, atualmente o modelo é a menina dos olhos da Suzuki. A GS 120 é uma moto essencialmente para trabalho, e é hoje a motocicleta mais barata do Brasil.
10. Haojue Chopper (R$ 6.290) – 1.628

Em décimo lugar, uma surpreendente Haojue Chopper. A marca, que tem origem chinesa, é representada no Brasil pela JTZ, em São Paulo.Sua fábrica, no entanto, fica em Manaus-AM.

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