A maior cidade dos Estados Unidos está buscando uma meta ambiciosa pra reduzir as mortes no trânsito.

Será possível uma cidade grande não ter nenhuma única morte no trânsito? A prefeitura de Nova York quer responder essa pergunta até 2024.

O plano ambicioso vem dando certo. Desde o início do programa, o número de mortos em acidentes de trânsito diminuiu 30%.

Em 2013, 299 pessoas morreram nas ruas de Nova York. Nos quatro anos seguintes, houve queda e 2017 terminou com 214 mortes.

Os maiores beneficiados são justamente os mais vulneráveis: os pedestres: 2017 foi o ano em que menos pedestres morreram desde que este tipo de registro começou a ser feito, em 1910.

Naquele ano, quando nas ruas ainda transitavam carroças, morreram 332 pedestres. Em 2017, foram 101.

Para chegar a essa marca histórica, a cidade desacelerou. O limite de velocidade em todas as ruas agora é de 25 milhas por hora, ou seja, 40 quilômetros por hora.

E a fiscalização não perdoa. O aumento nas multas por excesso de velocidade foi de 40%.

O conjunto de medidas tem também mais sinalização e tempo para pedestres atravessarem, ciclovias protegidas, ações de educação no trânsito e até reforma de áreas da cidade.

Alguns cruzamentos foram remodelados. Em um deles a rua perdeu uma faixa para carros e ganhou um espaço extra para pedestres.

Em algumas ruas mais largas, os pedestres ganharam uma espécie de respiro. Foram criadas ilhas para que as pessoas possam fazer a travessia em dois momentos, e não ter que sair correndo antes de o sinal abrir.

Joseph Cutrufo é o porta-voz de uma ONG que defende a segurança no trânsito. Ele afirma que o papel de qualquer governo é proteger o cidadão e que toda cidade que quer fazer isso deveria seguir o exemplo de Nova York.

Com informações Globo.com - Jornal Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas