NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA

[7]

Uso de gasolina ou etanol adulterados pode causar até a “perda” do motor

Por Rodrigo Loureiro
Uso de gasolina ou etanol adulterados pode causar até a “perda” do motor
Divulgação

O consumo de combustíveis quimicamente adulterados pode gerar sérios danos ao veículo. Geralmente mais baratos e sem a indicação de terem sido modificados, litros e mais litros acabam sendo comprados por motoristas cientes ou não da situação. Em casos extremos, a prática pode resultar desde a corrosão da bomba de abastecimento do carro até a “perda” do motor.

Segundo Clayton Zabeu, engenheiro mecânico da Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil), não é possível dizer qual será o dano que o automóvel está sujeito a sofrer sem saber quais compostos foram adicionados ilegalmente à gasolina ou ao etanol.

Uso gasolina ou etanol adulterados

No caso de água, o mais comum de ser inserido, o combustível final não apresenta uma mudança visual significativa, apenas fica menos denso. Sua adição aumenta a quantidade, mas diminui a potência do etanol. “A água não queima, não abastece o veículo e, com isso, ele não vai render o que se espera com a quantidade de combustível abastecida”, explica o especialista.

Apesar de os problemas gerados pela água serem menores, isso não significa que eles não existam. “Os estabelecimentos fazem esse acréscimo, mas não costumam se preocupar em destilar. Eles vão misturar ao combustível a água que sai da torneira e ela não é ‘limpa’”, afirma Zabeu, referindo-se a presença de compostos químicos como cloro e sódio, que podem gerar a corrosão de componentes do sistema de abastecimento.

A situação torna-se realmente grave quando a adulteração ocorre na gasolina e pelo uso de solventes químicos. “Esses produtos contêm muitas substâncias tóxicas ao automóvel e deixam sujeira na bomba”, explica o engenheiro mecânico. Além desse inconveniente, a adição pode fazer com o que o carro superaqueça causar danos gravíssimos ao motor.

De acordo com o Zabeu, os custos para o reparo dos componentes afetados pelos malefícios da adulteração da gasolina e do etanol são altos. Uma bomba de combustível, por exemplo, é encontrada por até R$ 800,00. Já o conserto do motor chega a ultrapassar a bagatela de R$ 5 mil.
Fique atento

“Quando a esmola é demais, o santo desconfia”. O velho ditado pode ser extremamente útil para escapar da enrascada de abastecer com líquidos contaminados. Se o preço estiver muito abaixo do praticado e o condutor não conhecer aquele posto, a desconfiança é perfeitamente válida e recomendada. Lembre-se: “o barato pode sair caro”.
Uso de gasolina ou etanol adulterados pode causar até a “perda” do motor Uso de gasolina ou etanol adulterados pode causar até a “perda” do motor Reviewed by Via Certa Natal Trânsito on maio 31, 2018 Rating: 5

Sora Templates