Dicas de segurança para quem vai viajar de carro - Via Certa Natal Trânsito

NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA

[7]

Dicas de segurança para quem vai viajar de carro

Redação,Via Certa


Muitos viajantes aproveitam o período de férias escolares para conhecer destinos turísticos de carro. Antes de cair na estrada, é preciso analisar uma série de fatores, incluindo a manutenção do veículo, o planejamento de rotas e a quantidade de bagagens que serão transportadas.

Carlos Cortés, head de risk engineering da seguradora Zurich, reuniu uma série de dicas para que o viajante possa pegar a estrada com a certeza de que seu carro está em boas condições. “Não existem segredos. Somente um grupo de pequenos cuidados que o motorista deve se atentar de tempos em tempos para não ter nenhuma surpresa ruim”.
Dicas de segurança para quem vai viajar de carro
Planeje antes

O primeiro passo, quando já se tem o destino definido, é fazer uma estimativa realista do tempo que a viagem irá durar. “Isso irá permitir que o motorista se programe para dirigir somente à luz do dia, o que é consideravelmente mais seguro em comparação com a noite e a madrugada”, explica Carlos. Ao calcular esse tempo, é importante planejar também as paradas para um lanche e locais de pernoite, quando necessário.


Às vésperas da viagem, a previsão do tempo deve ser consultada para que se evite viajar sob neblina ou fortes tempestades. Bebidas alcoólicas devem ser evitadas desde a noite anterior à viagem e deixar o sono em dia é fortemente recomendado.
Cuide da sua segurança 

Na estrada, o motorista deve se certificar de ter água potável para beber – especialmente durante os dias mais quentes. Certificar-se de que há combustível o suficiente para completar o trajeto também é importante para evitar paradas desnecessárias em locais desconhecidos.

Também é interessante que outras pessoas estejam cientes do seu paradeiro. “O viajante deve sempre avisar alguém de confiança sobre sua rota de viagem e o tempo estimado até o destino, além de se certificar que o seu celular está completamente carregado antes de iniciar a viagem”, afirma o profissional.

Dar carona para estranhos ou mochileiros na beira da estrada pode ser arriscado, especialmente quando se viaja com crianças. Por isso, caso veja alguém em uma situação suspeita, siga em frente e avise a polícia quando estiverem em segurança.
Verifique a manutenção do veículo 

Antes de iniciar a viagem, o motorista deve se certificar que o automóvel tem plenas condições de cumprir o trajeto sem danos aos seus componentes. “Um checklist de poucos itens pode resolver essa etapa. Comece pelos níveis de água e óleo do motor, verificando sempre antes da primeira partida do dia, pois os fluídos estarão em descanso, de forma que a medição saia correta. Antes de iniciar seu trajeto lembre-se de completar o tanque e aproveitar para verificar as condições dos pneus e calibrá-los, sem esquecer do estepe”, explica Carlos.

O viajante deve se ater também a falhas da bateria ou barulhos que o veículo possa ter apresentado ultimamente. “O ideal é que se faça um agendamento para revisão do veículo na concessionária ou em um mecânico de confiança. Assim, a viagem pode ser feita com a consciência tranquila de que a manutenção está em dia”.
Bagagem 

As malas e mochilas devem ser sempre acomodadas no porta-malas. Nunca coloque bolsas ou objetos em locais que atrapalham a visão dos espelhos ou que podem projetar as bagagens em caso de frenagem abrupta.

“O viajante deve ajustar a calibragem dos pneus no caso de carga extra. O peso máximo permitido deve estar informado no manual do veículo”, destaca o especialista.

Caso o motorista opte por transportar seus animais de estimação, eles devem estar, a todo o momento, presos por suportes adequados ou utilizando transportadores.
Dirija com segurança 

Uma das lições mais importantes quando estamos aprendendo a dirigir é que não basta dirigir bem por si próprio. É importante estar atento às falhas dos outros motoristas e pedestres. Isso é especialmente verdadeiro quando falamos em férias, fins de semana e feriados. “O viajante deve manter uma distância segura do veículo à frente, lembrando que o peso adicional de bagagens e passageiros afeta diretamente o tempo de frenagem do veículo”, comenta Carlos.

Além disso, itens básicos, como cintos de segurança, cadeirinha e bebê-conforto para crianças e faróis, podem significar a diferença entre a vida e a morte em casos de acidentes.

Paradas curtas de duas em duas horas para esticar as pernas são importantes para fazer o sangue circular, espantando o sono, assim como paradas mais longas são necessárias em caso de muito cansaço.
Confira a apólice do seu seguro 

O seguro automóvel é outro item essencial, não somente pelas coberturas, mas também pelos serviços que podem ser muito úteis em caso de necessidade. Leia sua apólice, confira a vigência e certifique-se das coberturas contratadas. “É extremamente necessário estar ciente do que você está coberto e, caso sinta falta de algum item, procure seu corretor”. Aqui vale também estudar a possibilidade da contratação de um seguro viagem para deixar a diversão ainda mais protegida.
Dicas de segurança para quem vai viajar de carro Dicas de segurança para quem vai viajar de carro Reviewed by Via Certa Natal Trânsito on julho 05, 2018 Rating: 5

Sora Templates