Redação,Via Certa


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU Natal 192) realiza, na capital potiguar, cerca de 130 atendimentos por dia. Nesta sexta-feira (13) o serviço ganhou o reforço de mais três ambulâncias, entregues à população pelo prefeito Álvaro Dias, em cerimônia realizada na sede do próprio SAMU. O chefe do executivo municipal antecipou a chegada, para breve, de outras duas unidades que já foram adquiridas, equipadas e aguardam apenas o transporte até Natal.

A aquisição das cinco ambulâncias, além de ampliar a capacidade de prestação de serviços garante a renovação da frota em quase 50%. Os veículos modernos levam segurança, conforto e diminuem os custos com manutenção além da necessidade de períodos maiores de interrupção por quebras.


“Esse é um transporte diferenciado, mais bem equipado com a capacidade, por exemplo de realizar uma cardioversão (procedimento médico em que se usa eletricidade ou medicamentos para fazer com que um ritmo cardíaco elevado ou outros tipos de arritmia sejam convertidos em ritmo cardíaco normal). Cada governo tem suas prioridades. A saúde, até pela profissão que exerço, pela relação que tenho com a área desde sempre, é uma das minhas prioridades”, explicou o prefeito.

Álvaro Dias revelou ainda que trabalha com metas para a área da saúde, das quais fazem parte a questão do estabelecimento de um processo de medicina preventiva nas unidades de saúde, aquisição de equipamentos, abastecimento e melhorar a dinâmica dos serviços na secretaria de saúde. “A medicina preventiva é a saída para melhoria de todo o sistema de saúde. Vamos investir em palestras e em nossas unidades. Cada real gasto com prevenção economizamos outras centenas ou milhares em tratamento profilático”, comentou o prefeito.

A aquisição das ambulâncias é resultado de uma emenda parlamentar do deputado federal Rafael Motta, por solicitação do vereador Preto Aquino. O parlamentar destinou, em 2016, R$ 1 milhão em emendas para a saúde de Natal.

“Vivemos um momento de crise econômica grave no País e isso chega aos Estados e também aos Municípios. Ainda assim, com criatividade e muita habilidade conseguimos entregar à população ambulâncias como as de hoje e investimos no abastecimento das unidades de saúde e em reformas. O prefeito Álvaro Dias determinou e estamos priorizando as ações na nossa área, contando com a colaboração de várias secretarias”, disse o secretário de saúde George Antunes durante a cerimônia, que contou com a presença do vereador Felipe Alves e do Secretário de governo, Kleber Fernandes.

Hospital dos Pescadores

Após a entrega das ambulâncias, o secretário de saúde George Antunes e sua equipe fez uma visita técnica ao Hospital dos Pescadores, no bairro das Rocas, Zona Leste da capital. O local passará, em breve, a receber os serviços de urgência antes atendidos no Hospital Municipal.

Uma reforma no local vai permitir o atendimento de até 120 pacientes por dia. Após a conclusão dos serviços de obras físicas no prédio, o local será equipado com leitos e poltronas para receber a população que necessite de tratamento. Anexa ao pronto-socorro será instalada uma “sala vermelha” equipada para os casos mais graves e que necessitarão de transferência para hospitais, através da SAMU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas