Redação,Via Certa

NISSAN LEAF.
CRÉDITO: NISSAN

A busca por carros verdes e não poluentes pode estar prestes a sofrer um revés nos Estados Unidos. A administração de Barack Obama se empenhou em reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Mas o governo de Donald Trump não parece muito interessado em empunhar essa bandeira. De acordo com a agência Bloomberg, ele pretende revogar os importantes avanços que o Estado da Califórnia vem promovendo nesse sentido.

Uma lei promulgada durante o governo Obama permitiu que a Califórnia regulamentasse os limites de emissão de carbono de veículos em seu território e pressionasse as montadoras a vender mais carros elétricos ali. Trump deve pressionar a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos a revogar essa lei. Mais ainda, ele pretende retirar a competência da Califórnia para legislar sobre o assunto.

A Califórnia tem uma posição histórica na defesa do meio-ambiente. Ela já vinha se contrapondo à postura do governo Trump em diversas questões nessa área. Enquanto Trump prometeu na campanha que os EUA abandonariam o Acordo de Paris, pelo qual os países signatários se comprometiam a reduzir severamente os seus níveis de emissões, o estado americano tem participado de todas as conferências internacionais vinculadas ao Acordo.

Metas de eficiência energética

Mas não é só a Califórnia que está na mira de Trump. O presidente quer rever as metas de eficiência energética dos EUA, também confeccionadas pelo seu antecessor. A ideia é congelar as metas na projeção de 2020, que é de que a frota tenha um consumo médio de 35 milhas/galão – sem a esperada progressão para 50 milhas/galão em 2025.

Os planos de Donald Trump serão divulgados nesta semana. Se vierem nos termos adiantados pela Bloomberg, o assunto promete uma longa briga nos tribunais norte-americanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas