NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA

[7]

Prefeito assina termo de cooperação com BNDES para projeto de iluminação pública

Redação,Via Certa

João Maria Alves

O prefeito Álvaro Dias assinou na tarde desta quinta-feira (09) um termo de cooperação técnica com o Banco Nacional do Desenvolvimento, na área de iluminação pública, para dar início a estudos sobre as necessidades de Natal e posterior implantação de projeto de expansão e instalação de lâmpadas de led. A reunião com a equipe do BNDES contou com a participação dos secretários Municipais de Serviços Urbanos, Jonny Costa, e de Governo, Kléber Fernandes. 

“O município de Natal tem interesse e busca a eficiência em iluminação pública”, disse o prefeito Álvaro Dias, referindo-se principalmente ao combate à violência na cidade. 

A equipe do BNDES apresentou ao prefeito o que pode ser contemplado dentro do Programa de Parceria para Investimentos, criado através da Lei Nº 13.334, que prevê o fortalecimento de parcerias entre governos municipais e estaduais e a iniciativa privada. 

Inicialmente, a intenção do acordo prevê que o BNDES realize estudos sobre as necessidades de Natal quanto à iluminação pública, faça um diagnóstico e apresente ao Município cenários de soluções. Diante deste diagnóstico, a equipe técnica da Prefeitura, que será formada com integrantes da Semsur, definirá qual o melhor projeto a ser aplicado nas ruas da cidade levando em conta os gastos também levantados pelo estudo. 

Com esse investimento os gastos com a iluminação pública podem cair em até 50%. O secretário de Serviços Urbanos exemplificou que no mês passado o custo foi de cerca de R$ 1,7 milhão com iluminação pública na cidade. 

“É prioridade de governo da Prefeitura para a segurança de Natal e pretendemos viabilizar o mais rápido possível”, afirmou o secretário de Serviços Urbanos, Jonny Costa. 

Os custos destes estudos técnicos realizados pelo BNDES com equipe de consultoria, serão pagos pela empresa ganhadora da licitação para a implantação do projeto. De acordo com o cronograma apresentado pelo banco, a licitação deve ser realizada no segundo semestre do próximo ano. 

“É importante destacar que o Município vai economizar com a implantação deste projeto e a população vai ganhar com o oferecimento de serviço melhor, com lâmpadas de led”, afirmou um dos representantes do BNDES, Nelson Siffert.

Número de postes: aproximadamente 56 mil 

Municípios com interesse manisfestado (Projeto de iluminação pública): 

Natal: 56 mil postes
Petrolina: 31 mil postes

Municípios com pregões em andamento:

Vila Velha: 35 mil postes
Pelotas-RS: 29 mil postes
Consórcio Centro Sul-RS: 30 mil postes

Municípios com projetos em andamento:

Macapá: 40 mil postes
Teresina: 87 mil postes
Rio de Janeiro: 450 mil postes
Porto Alegre: 105 mil postes

Fonte: BNDES
Prefeito assina termo de cooperação com BNDES para projeto de iluminação pública Prefeito assina termo de cooperação com BNDES para projeto de iluminação pública Reviewed by Via Certa Natal Trânsito on agosto 09, 2018 Rating: 5

Sora Templates