Redação,Via Certa


No próximo sábado, 15 de setembro, será celebrado o Dia Mundial da Limpeza (#worldcleanupday2018), uma ação que visa promover a mobilização de voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias, praças e parques. A ação simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para um problema maior do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos e o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte não fica de fora dessas ações voltadas para o meio ambiente e que proporcionem qualidade de vida para os moradores da cidade de Natal. Para isso, convidou alguns parceiros e organizou uma série de atividades que começam nesta segunda-feira (10) e seguem até o sábado (15), dia em que estarão sendo desenvolvidas várias ações apoiadas pela Prefeitura Municipal de Natal. As atividades serão desenvolvidas pela manhã e à tarde. 

O Setor de Manejo Ambiental e o Centro de Educação Ambiental do Parque da Cidade estão juntos na organização e coordenação das atividades de limpeza com os parceiros: Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) e o Centro Estadual de Educação Profissional Professor João Faustino (CEEP), que funciona no bairro Pitimbu, em Natal, vizinho ao Parque da Cidade. Para a ação, foram reservadas três áreas prioritárias: O entorno do Parque nos bairros Cidade Nova e Pitimbu e o antigo Horto Pitimbu. À Urbana caberá os serviços de limpeza e manutenção, pintura de meio fio e coleta de lixo na área do entorno do Parque da Cidade, mais precisamente na rua que dá acesso ao Parque, em Cidade Nova e Rua Abreu e Lima, no bairro Pitimbu. Já os alunos participarão, junto com funcionários do Setor de Manejo Ambiental, da coleta de lixo recicláveis e residuais na área do antigo Horto Pitimbu.

Para a atividade de limpeza, foram feitos levantamento dos pontos críticos e palestras de conscientização junto aos estudantes dos cursos de Meio Ambiente e de Nutrição do CEEP. “Na verdade, nós já fazemos esse trabalho de conscientização e de preservação do meio ambiente em nossas atividades normais quando recebemos visitantes ou quando vamos fazer alguma visita pedagógica nas escolas ou outros eventos”, explica Jamila Lorena Pereira Brasil, coordenadora do Centro de Educação Ambiental do Parque da Cidade.

O Setor de Manejo Ambiental e a Urbana já fazem um trabalho preventivo regularmente dentro da área do Parque da Cidade e na ZPA-01, no seu entorno. Os funcionários recolhem o lixo, colocam placas de orientação e fazem a fiscalização diária em conjunto com a Guarda Ambiental para coibir o despejo de lixo e as invasões imobiliárias. “O nosso objetivo com essa ação é reforçar o trabalho que já realizamos normalmente e intensificar a conscientização de preservação do meio ambiente”, ressalta o chefe do Setor de Manejo Ambiental, Uilton Campos.

A participação dos alunos do Centro Estadual de Educação Profissionalizante será importante para o Parque da Cidade e para eles como cidadãos e como futuros profissionais que atuarão na área ambiental. Os alunos, coordenados pela Professora Marília Gomes Teixeira, que é bióloga e mestra em Ecologia pela UFRN, já participam de várias atividades no Parque da Cidade, dentro da grade extra-curricular.

"Acredito que a participação dos alunos do curso técnico em Nutrição e Meio Ambiente do CEEP Professor João Faustino na ação de mutirão de limpeza no Parque da Cidade será uma ótima oportunidade de sensibilizá-los quanto a problemática de disposição inadequada dos resíduos na Unidade de Conservação, além de envolvê-los à realidade socioambiental do bairro onde eles estudam. Creio que a parceria do CEEP Professor João Faustino com o Parque da Cidade proporcione várias outras experiências exitosas para os alunos da instituição, a unidade de conservação e a comunidade do entorno do Parque da Cidade”, comemora a professora.

Fazer parcerias para desenvolver seus projetos tem sido uma prática comum no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte e esse trabalho desenvolvido pela equipe, está sempre atraindo bons parceiros e projetos. “O dia mundial da limpeza é uma ótima oportunidade para a Unidade de Conservação e de Proteção Integral do município de Natal fortalecer a importância da educação ambiental para instituições de ensino”, disse o gestor do Parque da Cidade, Carlos da Hora.

A população pode participar desta iniciativa voltada para a limpeza no dia 15 de setembro, de forma organizada em grupos ou individualmente, com atividades na praça mais próxima, nas praias, nas ruas ou qualquer espaço público que deseje ver limpo e melhor cuidado. Serão 150 países participando e mobilizados para 24 horas de limpeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas