Por Tecnodata Educacional

Mesmo sem muito tráfego de veículos, a atenção é fundamental. 
Foto: Arquivo Tecnodata.

No mês de novembro tivemos alguns feriados e, como sempre, a maioria das cidades grandes sofre um esvaziamento. A exceção são as litorâneas, que, ao contrário, ficam superlotadas.

Essa situação nos leva a uma reflexão importante. O trânsito sofre mudanças significativas nestes períodos em função da redução do número de veículos nas ruas e avenidas, flui muito melhor, reduz-se o tempo dos percursos…aparentemente tudo fica mais simples. Ficamos até um pouco melancólicos lembrando do tempo que esse tipo de situação fazia parte de nosso cotidiano.

Ainda que o número de veículos circulando seja menor, os acidentes acontecem e, se não na mesma quantidade em números, muitas vezes são até mais graves porque estamos mais relaxados, nos distraímos olhando tudo a nossa volta, coisa que não fazemos usualmente devido ao estresse diário e alto fluxo de veículos.

Observamos muitas vezes, condutores não habilitados “treinando” no trânsito, veículos atravessando no semáforo vermelho, subindo em calçadas, parando sobre a faixa de pedestres, enfim, cometendo uma série de infrações talvez por acreditar na impunidade devido a crença de relaxamento na fiscalização ou por pura distração, isso é inaceitável.

No trânsito é importante lembrar que a maioria dos acidentes acontece em caminhos habituais, nos trechos que mais conhecemos onde acabamos nos descuidando. O risco que corremos ao ficar desatentos no trânsito por estarmos circulando por um caminho conhecido ou perto do destino, seja devido ao menor fluxo de veículos, é extremamente perigoso. O trânsito não admite erros. Um momento de distração pode resultar em um acidente fatal.

Em períodos de feriados, férias escolares e finais de semana prolongados, as campanhas de prevenção e fiscalização mais intensa se concentram nas rodovias devido ao alto fluxo e a velocidade de circulação dos veículos. Desta forma, desenvolvemos a crença de que estamos muito mais seguros dentro das cidades e isso pode ter um custo muito alto: a vida!

Para concluir, a dica é o instrutor abordar esse assunto quando for falar sobre “Atenção” na disciplina de Direção Defensiva. Geralmente, abordamos o assunto pelo viés do aumento do fluxo e os cuidados na rodovia, e nem sempre tratamos da direção atenta, mesmo em situações de “aparente” tranquilidade. Aproveite que as festas de final de ano e as férias escolares estão chegando e converse com seus alunos, pois este assunto também é muito importante na preparação do futuro condutor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas