Redação,Via Certa

Placa Mercosul defeito


A qualidade da placa Mercosul está deixando a desejar, pelo menos na Argentina. Em depoimento ao site Autoblog, do país vizinho, um leitor identificado como Juanm200 comentou que adquiriu um carro novo em janeiro deste ano, e fez o registro com as novas placas, que logo estarão também nos veículos emplacados no Brasil. Por enquanto, o novo sistema está sendo utilizado somente no Rio de Janeiro.

Em meados de março (portanto com menos de três meses de uso), o leitor notou que a tinta começou a se soltar na placa Mercosul instalada na dianteira do carro. O problema foi notado inicialmente na parte central da placa, mas aos poucos, com as lavagens no veículo, foi aumentando.

Dentro de pouco tempo a parte descascada chegou aos números. Para tentar contornar a falha, provisoriamente o leitor colou um plástico transparente sobre a área afetada, e pintou a parte do número que estava faltando.

Depois disso, recorreu à autoridade de trânsito local para trocar a placa Mercosul. No dia 1º de outubro, agendou atendimento para o dia seguinte. Na hora marcada, foi informado que a placas seriam enviadas a perícia, e ele seria informado sobre a decisão.

Troca sem burocracia

Um mês se passou e, sem que obtivesse nenhuma resposta, voltou ao departamento, para renovar a licença de papel provisória, que lhe foi dada enquanto o processo não era concluído.

Mais alguns dias e, no dia 22 de novembro, ao ligar para o órgão de trânsito, foi informado que as placas Mercosul estavam prontas. Em 20 minutos, o leitor disse que já estava com as novas licenças (foto abaixo). E, o que é melhor, sem gastar nenhum peso.

O leitor esclarece que levou as duas placas, apesar de que a traseira não havia apresentado nenhuma falha. Ele diz também que teve de deixar as licenças antigas no órgão de trânsito.

No Brasil, placa Mercosul tem novo cronograma

Os prazos para implantação da placa Mercosul no Brasil foram publicados no Diário Oficial da União de segunda-feira, 3. Segundo informações do Ministério das Cidades, com a recente mudança, que retirou o brasão do município e Estado onde o veículo for registrado, haverá economia para os motoristas.

Isso porque as placas acompanharão o veículo ao longo de toda a sua vida útil. Não será mais necessário trocar as placas quando houver mudança do município ou Estado de registro, como ocorria até então.

No Brasil, o prazo para implantação dos processos para expedição da placa Mercosul termina no dia 31 de dezembro. Somente haverá prorrogação em casos excepcionais, como impossibilidade de operação do sistema.

No Rio de Janeiro, o prazo terminou na segunda-feira, 3. Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco e Rondônia têm até segunda-feira, dia 10, para implementar o sistema.

Para São Paulo, o prazo termina no dia 31 de dezembro. Amapá, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins também têm até o último dia do ano para regularizar a implementação da placa Mercosul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas