Veja quais itens revisar no veículo antes de cair na estrada - Via Certa Natal Trânsito

NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA

[7]

Veja quais itens revisar no veículo antes de cair na estrada

Redação,Via Certa

Veja quais itens revisar no veículo antes de cair na estrada

Com as férias escolares, muitos motoristas optam por viajar de carro neste período. Porém, antes de pegar a estrada, é recomendável revisar o veículo. A checagem deve incluir desde a análise do fluído de freio até as palhetas de limpeza dos vidros. É importante que os motoristas marquem com antecedência a revisão. Outra recomendação é acompanhar de perto o trabalho do mecânico. A avaliação do veículo dura, em média, de 30 a 40 minutos. Caso seja necessário trocar uma peça, o trabalho pode se estender por uma manhã ou uma tarde.

O que revisar no veículo

Nesta época do ano, com as estradas cheias, a falta de revisão ou manutenção dos veículos é responsável por quebras e acidentes. Um grande vilão é o pneu. Mais de 30% das chamadas de assistência de guincho nas estradas acontece em decorrência de problemas como pneu furado, em más condições ou estepe vazio. Para uma viagem tranquila, é preciso verificar se os compostos estão carecas, fazer a calibragem, o balanceamento e o alinhamento.

“O primeiro item a ser checado antes de sair em viagem é o pneu. Lembrando que o pneu careca não é apenas quando já está liso, sem ver o desenho dos frisos. Existe um indicador de desgaste no fundo que pode ser verificado pelo próprio motorista ou por um especialista”, explica o gestor de Inovação do Centro de Treinamento Técnico e de Inovação (CTTi), Leandro Vanni.

Além dos pneus do veículo, também é importante verificar o estepe. “Antes de sair em viagem, é preciso checar se está cheio. As pessoas esquecem de mantê-lo em condições de uso. Dessa forma, em uma emergência, o motorista não poderá contar com esse pneu”, afirma Leandro.
Pente-fino

Leandro diz que na revisão de segurança tem uma lista de checagem. Além dos pneus, o engenheiro afirma que é preciso avaliar as condições de suspensão, sistema de freios, óleos, fluídos, bateria, palhetas de limpeza de vidros e higienização do ar-condicionado.

“O motorista deve fazer uma revisão geral no veículo antes de pegar a entrada. Na revisão, é realizado o diagnóstico da condição do carro. Caso seja necessário, os mecânicos fazem a manutenção das peças e componentes que necessitem de troca”, explica. O especialista ressalta que, quanto mais cedo for feito o serviço de checagem, maior será a garantia de que toda a manutenção estará pronta até a data da viagem.

Ele reforça que o motorista deve prevenir os riscos e atentar para todos os detalhes durante a revisão. “Um bom exemplo é a checagem do sistema de freios. É preciso avaliar pastilhas, discos e fluído. Todo o sistema deve estar funcionando perfeitamente para garantir a segurança do motorista no momento da frenagem. Dirigir na estrada exige ainda mais dos freios dos veículos”, finaliza.
Veja quais itens revisar no veículo antes de cair na estrada Veja quais itens revisar no veículo antes de cair na estrada Reviewed by VIA CERTA NATAL TRÂNSITO on dezembro 21, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Sora Templates