Carros que tiveram as reputações abaladas - Via Certa Natal Trânsito

NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA

[7]

Carros que tiveram as reputações abaladas

Redação,Via Certa

Ford Pinto

A agência Bloomberg produziu uma reportagem fazendo um paralelo entre o 737 Max 8, da Boeing, e os automóveis Ford Pinto e Chevrolet Covair. A análise levanta a possibilidade de a aeronave ter sua reputação abalada, como ocorreu com os dois carros.

Exemplares do modelo passaram por dois acidentes em um período de cinco meses. Um analista, Nick Cunningham, disse à Bloomberg que o caso se tornou “muito sério e muito demorado para o Max escapar ileso”.

O Pinto e o Corvair não conseguiram escapar ilesos a casos de sérios defeitos de fábrica nas décadas de 60 e 70 do século passado.

Mas o que ocorreu com os dois modelos, Ford Pinto e Chevrolet Corvair, para ficarem com suas reputações abaladas? Entenda abaixo.
Ford Pinto

O Pinto ficou conhecido como “o carro explosivo da Ford”. Ele foi lançado em 1971 e fez grande sucesso inicial. Porém, autoridades dos Estados Unidos anos depois descobriram que ele tinha um grave problema de fábrica

Ao receber uma colisão traseira, o Ford Pinto podia ter seu tanque de combustível rompido. Com isso, havia risco de vazamento de combustível dentro da cabine, e possibilidade de incêndio.

O escândalo envolvendo o Ford Pinto explodiu em 1977. Na época, a revista Mother Jones obteve um memorando interno da Ford de 1973, que publicou. O documento expunha o conhecimento da marca sobre o defeito.

Também em 1977, o órgão de segurança veicular dos EUA, NHTSA, determinou que o Ford Pinto tinha defeito de fábrica. A montadora fez recall de 1,5 milhão de carros.

A estimativa é de que cerca de 500 pessoas tenham morrido em decorrência do defeito do Ford Pinto.

Chevrolet Corvair

O Corvair foi produzido de 1960 a 1969. Em 1965, no entanto, surgiu a grande mancha de sua história. Foi o livro “Unsafe at any speed” (Inseguro a qualquer velocidade, em tradução livre), do jornalista Ralph Nader.

No livro, Nader condenava a insegurança dos carros e acusava um grave defeito no Corvair feito de 1960 a 1964. De acordo com o jornalista, o carro tinha suspensão traseira do tipo braços oscilantes.

Essa solução fazia com que as rodas batessem na carroceria, o que fazia o carro sair demasiadamente de traseira. E, como ele não tinha barra anti-rolamento na frente, ficava ainda mais perigoso.
Boeing 737 Max 8

Em um intervalo de cinco meses, houve dois acidentes com o Boeing 737 Max 8, que causaram 346 mortes. Um exemplar da Lion Air caiu em outubro do ano passado na Indonésia.

Em março de 2019, houve outro acidente com o 737 Max 8, desta vez com a Ethiopian Airlines. A aeronave caiu em Adis Abeba, capital da Etiópia.

Após o segundo episódio, os voos com o 737 Max 8 foram cancelados.

Os acidentes das duas companhias aéreas foram semelhantes, com quedas minutos depois da decolagem. As causas estão em investigação, mas a suspeita é tenham a ver com um defeito em um software conhecido como MCAS (sigla em inglês para sistema de aumento de características de manobras).

Com Informações Jornal do Carro. 
Carros que tiveram as reputações abaladas Carros que tiveram as reputações abaladas Reviewed by VIA CERTA NATAL TRÂNSITO on maio 16, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Sora Templates