Entenda como uma carona pode ajudar na prevenção de acidentes nas estradas - Via Certa Natal Trânsito

NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA

[7]

Entenda como uma carona pode ajudar na prevenção de acidentes nas estradas

Redação,Via Certa

Entenda como uma carona pode ajudar na prevenção de acidentes nas estradas

O programa “Década de Ações para Segurança no Trânsito” foi criado em 2001 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de diminuir a quantidade de acidentes por meio de ações que conscientizem a segurança ao volante. Foi assim que nasceu o a campanha Maio Amarelo, mês de conscientização da segurança no trânsito. Em 2018, um levantamento feito pela Infosiga, entidade ligada ao Governo do Estado de São Paulo, mostrou que 94% dos acidentes, sejam eles nas estradas ou cidades, estão ligados à falta de atenção, sono e bebida alcoólica. A novidade é que novos estudos vêm mostrando que a carona pode ser um aliado do motorista para evitar esse tipo de acidente.

Plataforma de caronas, a BlaBlaCar também realizou uma pesquisa no último ano. Ela ouviu cerca de sete mil usuários de oito países, inclusive o Brasil. E os dados revelaram que 22% dos motoristas declaram reduzir a velocidade quando dividem a viagem com outras pessoas. O mesmo levantamento mostra que 35% dos condutores checam a calibragem dos pneus com mais frequência, além disso, tendem a ficar mais alertas quando levam passageiros a bordo. Os dados fazem parte do Environmental Study, um estudo da companhia que contou com a ajuda do instituto Le Bipe para mapear o impacto ambiental gerado pela plataforma.

Prevenção de acidentes: dicas

Aproveitando a data, a BlaBlaCar reuniu algumas dicas para ajudar o motorista brasileiro a ter uma direção mais tranquila em trajetos rodoviários.

Alerta ao volante

Durante uma viagem longa, o cansaço e o tédio podem causar sonolência, o que pode causar acidentes. Outro levantamento feito pela BlaBlaCar afirma que 84% dos motoristas tendem a ficar mais atentos ao volante quando estão com outra pessoa no carro. A preocupação com a condução é algo sério e que não deve ser ignorado. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o Brasil é o quarto país com mais mortes causadas no trânsito.

Cinto de segurança

O uso do cinto de segurança tornou-se obrigatório no Brasil em 1997. Desde então, dirigir sem o cinto de segurança é uma infração grave que garante a perda de cinco pontos na carteira. Este equipamento, em caso de colisão, consegue impedir o choque dos ocupantes com o para-brisa, volante ou até mesmo que sejam projetados para fora do carro. Vale ressaltar que o item deve ser utilizado também no assento traseiro.

Manutenção preventiva

A falta de manutenção preventiva pode aumentar o consumo de combustível em até 30%, além de poder causar acidentes. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Detran) é necessário realizar a revisão a cada seis meses para evitar gastos extras e manter uma direção segura.

Direção segura

A falta de atenção e a imprudência são os maiores fatores que causam acidentes nas rodovias. De acordo com a Atlas da Acidentalidade no Transporte Brasileiro – centro de pesquisa desenvolvido pela Volvo para analisar o quadro de segurança no transporte – 40% dos acidentes nas estradas em 2018 foram causados por conta da desatenção com a sinalização. Estar atento às placas, não ultrapassar o velocidade máxima ou realizar uma ultrapassagem proibida são atitudes que podem prevenir colisões.
Entenda como uma carona pode ajudar na prevenção de acidentes nas estradas Entenda como uma carona pode ajudar na prevenção de acidentes nas estradas Reviewed by VIA CERTA NATAL TRÂNSITO on maio 20, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Sora Templates