Redação,Via Certa

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A Mercedes-Benz mostrou a versão mais recente de seu veículo experimental para tecnologias de segurança. O ESF 2019 será mostrado em junho numa convenção na Holanda e dá sequência às tecnologias mostradas pelo último ESF, de 2009. O carro anterior, por exemplo, antecipou tecnologias como air bags nos cintos de segurança e farol alto automático.

O modelo é baseado num GLE, mas tem motorização híbrida plug-in e sistema autônomo de nível 4. A condução autônoma, aliás, é um dos pilares dos sistemas de segurança instalados no SUV. No modo autônomo, volante e pedais se retraem para melhor proteção em caso de acidentes. As novas possibilidades para o desenho da cabine pediram novas ideias para os equipamentos de segurança. O air bag do motorista, por exemplo, foi deslocado para o alto do painel, e o volante diminuiu de tamanho.


O modelo também ganhou amplas melhorias na proteção para crianças. Há tensionadores nos cintos e proteções extras nas laterais dos assentos, que aumentam de tamanho antes de uma batida lateral. O carro consegue também auxiliar no posicionamento correto da cadeirinha infantil e é capaz de monitorar os sinais vitais da criança.

Mercedes integrado à rua

O ESF 2019 também vai se comunicar com pedestres e outros carros. O modelo tem luzes laterais e pintura eletroluminescente, que ganham brilho à noite. A grade frontal e o vidro traseiro têm luzses de alerta para indicar o que o carro pretende fazer. Em caso de emergência, um triângulo sai do teto, enquanto um pequeno robô sai da traseira do ESF e assume a posição de segundo triângulo de sinalização na pista.

Há sistema de frenagem automática de emergência que consegue distinguir pedestres e ciclistas, mesmo se eles vierem na direção do carro. Se o veículo tiver intenção de cruzar o caminho da pessoa ou da bicleta, avisos irão soar e o carro poderá frear automaticamente.

Por fim, o conceito traz novos faróis, chamados pela Mercedes de Digital Light. O sistema evita ofuscamento e tem definição HD, com mais de 2 milhões de pixels de resolução. O sistema poderá estar na próxima geração do Classe S, aguardada para 2020. O ESF também estará no próximo Salão de Frankfurt, que ocorrerá em setembro.

Com Informações Jornal do Carro. 

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