Redação,Via Certa


SINDCFC-RN emite nota de repúdio a declarações do presidente. Jair Bolsonaro declarou, em uma live no seu Facebook, que a população deveria aprender a dirigir de forma autônoma, a qualquer idade, e sem nenhum acompanhamento profissional, ignorando o código de trânsito brasileiro.

Confira na íntegra a nota

O SINDCFC-RN vem a público REPUDIAR declaração favorável do Presidente da República ao fim da participação dos CFCs no segmento de trânsito no país. Jair Bolsonaro defendeu, mais uma vez, sem qualquer base técnica e em total desacordo ao Código de Trânsito Brasileiro, que os candidatos aprendessem a dirigir de forma autônoma, a qualquer idade, e sem nenhum acompanhamento profissional. 

Em "live" publicada nessa quinta-feira (25 de julho), em sua página oficial no Facebook, Jair Bolsonaro, declarou que "nem deveria ter exame de nada. Você faz uma parte escrita e vai para a prática, nem precisa cursar em autoescola, fazer aula de algo que já se sabe". Além disso, sobre sua formação, relatou: "eu, com dez anos de idade, aprendi a dirigir trator na fazenda em Eldorado Paulista". 

A categoria de CFCs do Brasil, a exemplo da FENEAUTO, lamenta o desconhecimento do Presidente da República sobre o nosso papel na sociedade brasileira e sua fundamentação perante a Constituição Federal. No artigo 144, parágrafo 10º, inciso I, está estabelecido que é "DEVER" do Estado zelar pela "incolumidade das pessoas exercida mediante educação no trânsito". 

Nossa atuação não se trata de um simples benefício concedido pelo Poder Público e a formação de um condutor não é apenas "cursar muita coisa que já se sabe", como descreveu Jair Bolsonaro. A efetiva capacitação de um futuro motorista é política de segurança pública, que salva vidas e acrescenta valor social aos cidadãos. 

A aprendizagem dos condutores no país não deve ser analisada meramente por achismos e ignorância - nem mesmo por nostalgia de tempos passados - em épocas de frotas reduzidas e descumprimento de regras, como crianças dirigindo tratores em fazendas do interior paulista. Nós vivemos em um mundo globalizado, cuja relevância de treinamentos teóricos, práticos, exames de eficiência e reciclagens técnicas já foram amplamente validados. 

Não menos importante, vale ressaltar ao Governo Federal que a categoria de CFCs gera aproximadamente 112 mil empregos diretos ao país - resultados que foram comemorados pela Presidência da República na semana passada. Uma singela e impactante contradição, que atinge seu próprio projeto de campanha: a continua geração de renda para a população.

No mais, o SINDCFC-RN está disponível aos que estiverem interessados em debater o tema de forma técnica, na esteira das políticas de segurança pública e das influências econômicas de um setor tão importante como o trânsito. E, se necessários, os CFCs potiguares também estão de portas abertas ao Governo Federal, para demonstrar nossos interesses e objetivos enquanto cidadãos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas