Redação,Via Certa

Peugeot 208

A partir do ano que vem, o segmento de hatches compactos vai ganhar um concorrente de peso. A Peugeot deverá lançar no Brasil a nova geração do 208, que está chegando à Europa neste segundo semestre. O modelo, inclusive, já roda por aqui em testes, ainda com disfarces – uma evidência de que a marca francesa tem pressa na renovação do hatch no País.

Oficialmente, a montadora não informa se o modelo será produzido no Brasil (na fábrica de Porto Real, no Rio de Janeiro) ou em El Palomar, na Argentina. Porém, uma fonte ouvida pelo Jornal do Carro informou, em off, que a fábrica de Porto Real está preparada para produzir veículos com a nova plataforma modular CMP, sobre a qual o novo modelo é montado.

O certo é que, se chegar idêntico ao francês (e não sofrer muita simplificação no processo de nacionalização), o 208 será um forte concorrente de modelos como Volkswagen Polo, Fiat Argo, Chevrolet Onix e Hyundai HB20. Os dois últimos também estão prestes a mudar radicalmente.

Estilo do 208 é agressivo

O novo 208 une estilo agressivo com tecnologia. A começar pelo visual, é possível dizer que o hatch da Peugeot será um dos mais atraentes da categoria. O Polo é moderno e é feito sobre uma também moderna plataforma modular (MQB -A0), mas tem estilo sóbrio, o que é comum em modelos da Volkswagen. O Argo tem desenho atraente, mas não deve ser páreo para o modelo francês nesse quesito. Ok, ainda não conhecemos as linhas finais do Hyundai HB20. Mas o mistério acabará no mês que vem. E, claro, o Chevrolet Onix vem aí. Por enquanto, só conhecemos a versão sedã do modelo (Prisma). O que podemos afirmar é que o segmento dos hatches terá uma briga bonita de ver.


O novo 208 se caracteriza pela ampla grade frontal e pelos faróis de LEDs com feixes de luz quase verticais. Uma faixa, inclusive, chega a “escorrer” para o para-choque. É como se um leão (não por acaso, o símbolo da Peugeot) tivesse cravado ali suas garras. Na traseira, uma faixa plástica une as lanternas horizontais, a exemplo dos modelos da Porsche.

Em linhas gerais, pode-se dizer que a Peugeot foi buscar em seus SUVs (2008, 3008 e 5008) inspiração para dar mais agressividade ao 208. Já que falamos do 2008, o SUV compacto de nova geração, que já estreou na Europa, também deverá ser produzido por aqui no ano que vem. “Aqui”, no caso, pode ser Brasil ou Argentina.

Peugeot 208 ficou mais encorpado

Além de “encher os olhos” por causa do visual, o Peugeot atrai também porque está mais encorpado: são 4,05 m de comprimento (7 cm a mais que o “nosso”) e 1,74 m de largura (4 cm a mais que o nacional). A altura, no entanto, foi reduzida em 4 cm (para 1,43 m), e o entre-eixos não mudou (2,54 m).

Como comparação, o VW Polo tem exatamente o mesmo comprimento, apenas 1 cm a mais na largura (1,75 m) e 3 cm adicionais na altura (1,47 m). Na distância entre-eixos, o hatch da Volkswagen – atual referência da categoria – tem 2,56 m. Ou seja, 2 cm a mais em relação ao francês.

O estilo arrojado do exterior continua quando se abre a porta. Por dentro, o 208 também adotou o visual dos SUVs. Com isso, ficou mais atraente. O modelo manteve o “i-cockpit” do 208 atual, mas totalmente redesenhado. O quadro de instrumentos cresceu, mas permanece acima do pequeno volante achatado. Sob a tela do sistema multimídia, o hatch também ganhou as elegantes chaves de comando típicas dos SUVs da marca.

Com Informações Jornal do Carro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas