Redação,Via Certa



As atividades da Semana Nacional de Trânsito estão ocorrendo em Natal desde quarta-feira (18/09) e se intensificam neste final de semana com ações promovidas pela Prefeitura de Natal em vários pontos da cidade. Nesta sexta-feira (20), será comemorado o Dia Mundial Sem Carro com a realização do Roller Night Natal, percorrendo 4,5 km de ruas e avenidas do bairro Petrópolis. Já no domingo (22/09) acontecem várias programações “Na Cidade sem Meu Carro”. 

O organizador do Roller Night Natal, Anderson Dantas, que o evento teve início em Natal entre 94/95 de forma livre entre patinadores e que agora está voltando com um projeto mais organizado. “Graças ao apoio da prefeitura e da Dore, iremos realizar um grande evento. Batedores da STTU organizarão o trânsito, terá carro de som para animar os participantes e distribuição de refrigerante, energético, suco e agua mineral. Ainda faremos sorteios de brindes”, revelou.

Por se tratar de uma modalidade esportiva, a Secretaria de Esporte e Lazer também estará presente no acontecimento, que terá concentração às 20h30 na lateral da Catedral Metropolitana de Natal e largada às 21h. Todos podem participar. Basta levar patins, skate ou bicicleta e equipamentos de segurança, itens obrigatórios. Para aqueles que não os possuem, a equipe do Patins Mania Natal estará no evento alugando equipamentos ao preço de R$5,00 (capacete) e R$10,00 (proteções).

Idealizado pelo grupo Patinadores de Natal, o evento irá relembrar a primeira edição em patinação na capital ocorrida entre 1994 e 1995 e levava para as ruas dezenas de patinadores ao som da Dance Music. “Sempre que somos procurados pela comunidade, tentamos desenvolver projetos juntos. Essas modalidades não tão tradicionais, como patins, servem para diversificar as atividades de lazer. A proposta é que façamos deste evento um projeto piloto para realizarmos encontros mensais com patinadores”, disse Danielle Mafra, secretária de esporte e lazer.
O Dia Mundial Sem Carro é uma data internacional celebrada dia 22 de setembro, em cidades do mundo todo, que tem como objetivo estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto.


NA CIDADE SEM MEU CARRO

Já no domingo, acontecerá o “Na Cidade sem Meu Carro”, com mais uma edição do CicloNatal e outras ações. Promovido pela SEL, a concentração do passeio será no campo de futebol society, em Brasilia Teimosa, a partir das 15:30h. O percurso terá cerca de oito quilômetros e se encerrará na Capela de São Tiago Menor, na Av. Itapetinga, onde outros eventos estarão acontecendo desde às 14h.

O passeio também contará com a participação de batedores da STTU e durante o trajeto, serão entregues brindes e água para a hidratação dos participantes. Uma empresa estará à serviço para a manutenção das bicicletas. Chegando à zona Norte, os ciclistas poderão participar de outra atividade. A STTU vai executar a ação educativa Minicidade de Trânsito com a realização de palestras, blitz educativa, simulação de atendimento com abordagem sobre primeiros (Cruz Vermelha), sorteio de brindes, ações de esporte e lazer, oficinas e apresentações teatrais e culturais. 

“O Ciclo Natal já é bem consolidado. Essa edição é especial, pois está inserida dentro da programação da Semana Nacional do Trânsito. O trajeto cortará duas zonas da cidade, ao invés de apenas uma, que é justamente para chamar a atenção da população para a importância dos ciclo-modais como oportunidade, tanto de deslocamento laboral, como para se locomover para o lazer que é o que iremos fazer no nesse evento”, completa Danielle Mafra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas