A “lenda” de que misturar querosene ao combustível ajuda a limpar os bicos injetores tem origem bem antiga, principalmente entre os motores a diesel mais velhos, antes da adoção de tecnologias como a injeção direta de alta pressão.

Com o advento dos motores flex e os problemas de excesso de carbonização e pré-ignição causados pela diferença na taxa de compressão ideal para o etanol e a gasolina – muitas vezes ocasionados pela má qualidade do combustível – o assunto parece ter voltado à tona.

Mas, apesar de o querosene ser um subproduto do petróleo, não há registro de experimentos controlados que indiquem limpeza dos bicos injetores ou outro benefício por meio da adição de querosene ao álcool ou à gasolina.

A rigor, o sistema flex não está preparado para identificar e fazer os ajustes necessários a uma mistura que inclua querosene e, com isso, o motor perde desempenho. Não é recomendável adotar essa prática em qualquer porcentagem.
Não é porque é inflamável que dá para usar

A recente crise de combustíveis trouxe à tona uma série de soluções caseiras, que ganharam fôlego com a propagação de fake news e correntes em mídias sociais.

Ajuda o fato das injeções eletrônicas terem ficado mais avançadas, o que pode transmitir a sensação que os motores conseguem lidar com qualquer líquido que pegue fogo.

Ledo engano: a melhora da eficiência energética e a necessidade de um baixo nível de emissões tornou muitos propulsores até mais sensíveis a qualquer combustível que não seja o indicado pela fabricante.

Isso inclui, naturalmente, colocar diesel em motores flex/a gasolina (e vice-versa, claro) e qualquer outro líquido que não seja vendido em postos de combustível.

A exceção fica por conta do uso do álcool de farmácia em modelos flex ou movidos a etanol. Caso a substância tenha pureza igual ou superior a 95%, ela pode ser usada nesses tipos de carros.

O único porém fica pelo custo, consideravelmente mais alto do que o etanol combustível.

Por José D'Elia/4 Rodas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas