Redação - Via Certa Natal


Com objetivo de prevenir e diagnosticar casos de Sífilis nas pessoas em situação de rua, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Grupo Técnico de Enfrentamento à Sífilis, realizou nesta quarta-feira (9) uma ação de prevenção e testagem rápida da sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).

A iniciativa ocorreu no Mercado Público do Centro e faz parte das ações planejadas pelo Grupo Técnico, alusivas ao Dia Nacional de Combate à Sífilis que acontece todos os anos no terceiro sábado de outubro. A programação contou com a parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social, Projeto “Sífilis Não!” e a Secretaria de Educação a Distância da UFRN.

Equipes de Projetos Sociais como Chuveiro Solidário e Sementes do Bem também participaram disponibilizando banho, roupas, alimentação e contribuíram junto ao consultório de rua na doação de materiais de higiene pessoal. A apoiadora do Ministério da Saúde, Chyrly Moura, que atua em Parnamirim através do Projeto “Sífilis Não!”, elogiou a mobilização das equipes de saúde do município. “Parnamirim está de parabéns pelo trabalho junto às populações prioritárias, chave no no combate à epidemia de sífilis”, explicou.

Na ocasião, foram realizados 14 testes rápidos de Sífilis e HIV; orientações de saúde, odontologia e roda de conversa sobre a sífilis, distribuição de preservativos e materiais informativos. De acordo com Chyrly, as pessoas que foram diagnosticadas com alguma IST, serão encaminhadas para tratamento pela Atenção Básica de Saúde e o Consultório na Rua. 

A ação também envolveu profissionais do Albergue Noturno, Centro Pop, Serviço de Assistência Especializada aos Portadores de HIV/Aids (SAE) e as Coordenações Municipais de Vigilância Epidemiológica e de IST/Aids e Hepatites Virais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas