Redação - Via Certa Natal

Beatriz Monteiro

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses de Natal (CCZ) e em parceria com a Agência Reguladora de Serviços de Saneamento de Natal (Arsban) e a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), realiza, esta semana – de 21 a 23 de outubro - o terceiro ciclo de desratização na orla de Ponta Negra, na zona Sul da cidade. 

O serviço, que vem sendo feito trimestralmente desde o início do ano, tem o objetivo de erradicar a população de ratos das praias, de forma a evitar a proliferação de doenças como a leptospirose, hantavirose e a tifo. 

Durante a ação, é feita a vistoria e a verificação dos alvarás para confirmar se as exigências da Secretaria Municipal de Saúde em relação ao controle de pragas estão sendo cumpridas. Em seguida, ocorre o processo de iscagem, que é a implantação de iscas para capturar os roedores. Após oito dias, as equipes retornam para a reiscagem, que consiste na retirada de animais mortos e limpeza da área, sendo esta última realizada pela Urbana. 

Humberto Nascimento, chefe de operações de campo do Distrito Sanitário Sul, afirma que, para 2019, foram programados quatro ciclos de desratização na orla de Ponta Negra e nos imóveis da rede de hotelaria e comércios da encosta. “Os ciclos trimestrais estão surtindo efeito. A tendência é que, com esses resultados satisfatórios nas ações de prevenção, haja uma diminuição da necessidade dessas ações, que vão passar a acontecer num intervalo de tempo maior”, destacou. 

Comerciante da região há quatro anos, Orizonina Oliveira falou um pouco sobre os efeitos positivos das desratizações. “Antigamente, a gente trabalhava aqui e era muito chato porque os turistas ficavam perguntando ‘o que é isso?’ e a gente tinha que dizer que eram ratos. Aquilo chocava muito a gente que trabalha com alimentos. Mas, graças ao trabalho do pessoal aqui, melhorou cem porcento. A imagem de Ponta Negra melhorou muito. A equipe tá de parabéns por ter feito esse trabalho, ter nos ajudado. Para a gente que vive da praia, isso é muito importante”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas