Redação,Via Certa


Os testes psicométricos ou psicotécnicos são frequentemente usados ​​como parte do processo de recrutamento e são uma maneira de os empregadores avaliarem sua inteligência, habilidades e personalidade. Também são usados para que as pessoas sejam habilitadas a tirar a carteira de motorista.

O que é o exame psicotécnico?

Os examinadores usam os resultados desses testes para determinar se você está apto a dirigir sem apresentar riscos a outros motoristas.

Os testes são estruturados para avaliar com precisão sua capacidade de trabalhar com outras pessoas, processar informações e lidar com o estresse da direção.

A grande maioria dos testes psicométricos agora são feitos online, embora, geralmente, o teste seja feito em papel.
A história do teste psicotécnico

Os testes psicométricos não são de forma alguma um novo conceito; elas são usadas desde o início do século XX, quando originalmente eram usadas apenas para os propósitos da psicologia educacional. Foi em 1905 que Alfred Binet introduziu o primeiro ‘teste de inteligência’.

Desde então, eles evoluíram para se tornar uma característica comum do processo de seleção ou de filtragem. Particularmente em grandes organizações competitivas, que preferem esses tipos de teste, pois podem avaliar cada candidato em suas habilidades adquiridas, em vez de formação educacional. Além disso, tais testes são também usados como um filtro das pessoas que estão aptas a dirigir.

Como é a prova de psicotécnico?

Existem três áreas principais que os testes exploram: suas capacidades, aptidão para o trabalho e determinar se sua personalidade se encaixa na de um motorista ideal.

Essencialmente, os testes buscam avaliar sua inteligência, aptidão e personalidade, além de como você lida com a pressão e como seria seu estilo de direção
Como fazer o teste psicotécnico?

Como explicado mais abaixo, existem essencialmente três categorias: testes de aptidão, testes de habilidades e testes de personalidade. Vamos examinar cada um por vez.

Testes de aptidão

Os testes de aptidão visam avaliar um conjunto específico ou geral de habilidades, embora isso geralmente dependa do tipo de atividade para o qual você está fazendo o teste. Isso inclui a direção. As categorias encontradas neste grupo incluem:

Teste de raciocínio numérico. Usado para identificar como você interpreta os dados, geralmente por meio de uma combinação de informações escritas e estatísticas apresentadas em relatórios, gráficos ou tabelas. Isso também pode ser usado para avaliar habilidades matemáticas básicas. Experimente um teste de amostra grátis abaixo.

Teste de raciocínio verbal. Usado como uma maneira de determinar sua capacidade de avaliar informações detalhadas por escrito, a fim de tomar uma decisão informada. Experimente um teste de amostra grátis abaixo.

Teste de raciocínio indutivo. Isso exige que você identifique tendências ou padrões, geralmente usando informações diagramáticas. Experimente um teste de amostra grátis abaixo.

Teste de raciocínio esquemático. Eles avaliam sua capacidade de raciocínio lógico, usando fluxogramas e diagramas. Experimente um teste de amostra grátis abaixo.

Teste de raciocínio lógico. Tem como objetivo avaliar suas habilidades para chegar a uma conclusão. Você pode receber algumas informações e, em seguida, ser solicitado a tomar uma decisão sobre o que foi fornecido. Como tal, esses testes também são conhecidos como testes de raciocínio dedutivo.

Teste de verificação de erro. Avalia sua capacidade de identificar rapidamente quaisquer erros em conjuntos de dados complexos, como códigos ou combinações de caracteres alfanuméricos.

O tipo de teste que você precisará realizar será determinado pelo tipo e setor de trabalho. Por exemplo, avaliações de raciocínio indutivo ou lógico são usadas para avaliar candidatos que se candidatam a empregos em ciências, TI ou outras funções em que habilidades técnicas avançadas possam ser necessárias.

Esses testes geralmente incluem perguntas de múltipla escolha e um período de tempo especificado para concluí-las. Os testes indutivos podem resultar na identificação de novas soluções e estratégias para resolver o problema, razão pela qual esses tipos de testes são usados ​​em muitas empresas especializadas em inovação tecnológica.


Testes de habilidades

Os testes de habilidades representam uma maneira do DETRAN avaliar com que rapidez você pode aprender uma nova habilidade para executar com competência a direção. Os testes de capacidade e habilidades são avaliados por meio de exercícios em papel, consistindo de perguntas de múltipla escolha, concluídas sob condições de exame.

Testes de personalidade

As avaliações de personalidade permitem que os empregadores avaliem sua adequação com base em seu comportamento e na maneira como você aborda seu trabalho. Isso será usado para determinar quão bem você se ajustará à organização e à cultura dos negócios. Suas respostas geralmente são cruzadas com as de um padrão de alto desempenho ou motorista de sucesso, o que indica se você compartilha as mesmas características.

Os profissionais do DETRAN analisam muitos fatores durante o processo de psicotécnico, desde o seu conhecimento e experiência até a sua aptidão em áreas como tomada de decisão e trabalho em equipe.

Cada vez mais, eles usam testes de personalidade como uma maneira de determinar se você tem a atitude e a personalidade certas para se ajustar à cultura e à visão de um motorista ideal.
Como se preparar e passar nos testes?

Praticar testes de aptidão semelhantes com antecedência provavelmente melhorará seu desempenho nos testes reais. Dessa forma, tente se familiarizar com os tipos de teste que você pode enfrentar, completando as perguntas práticas.

Até mesmo quebra-cabeças básicos de palavras e números podem ajudá-lo a se familiarizar com os aspectos aritméticos e de compreensão de alguns testes.

Trate os testes de aptidão e psicotécnicos como uma entrevista: descanse bastante e durma, planeje sua jornada para o local do teste e chegue a tempo e vestido adequadamente. Ouça (ou leia) as instruções que você recebe e siga-as com precisão.

Antes do teste de aptidão propriamente dito, você certamente terá exemplos práticos para tentar. Certifique-se de fazer perguntas se algo não estiver claro nesta fase.

Normalmente, você receberá algum papel para realizar trabalhos difíceis. Muitas vezes, você pode ser solicitado a entregá-las com o teste, mas geralmente elas não fazem parte da avaliação.

Fazendo o teste psicotécnico

Você deve trabalhar com rapidez e precisão no teste. Não fique preso a nenhuma pergunta em particular: se você tiver algum problema, retorne a ela no final do teste.

Você deve dividir seu tempo por pergunta com a maior precisão possível.

O profissional que está aplicando o psicotécnico vai te orientar em todas as etapas.

Lembre-se de que as opções de múltipla escolha geralmente são projetadas para enganá-lo, com escolhas incorretas, incluindo erros comuns cometidos pelos candidatos.

Ao abordar qualquer tipo de teste psicométrico, é realmente importante que você não tente dar respostas que acha que o DETRAN desejará ler, como geralmente podem ver quando os candidatos tentam fazer isso.

Acima de tudo, seja você mesmo, não se apresse e responda às perguntas com honestidade. Aborde os testes logicamente e tente se preparar o máximo possível antes de realizá-los.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos ajudar no teste psicotécnico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas