Redação,Via Certa

Felipe Matheus

Uma operação conjunta foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (28) para a remoção de um acampamento irregular no canteiro central da Avenida das Alagoas, em Neópolis, sentido Ayrton Senna, na zona Sul de Natal. Cerca de 15 pessoas foram retiradas do local pelas Secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Serviços Urbanos (Semsur), de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Mobilidade Urbana (STTU) e da Guarda Municipal.

As pessoas estavam acampadas no local há quase um mês em busca de donativos, prática comum com a chegada do período natalino. O canteiro estava tomado por barracas e móveis como sofás, cadeiras e até fogão. Segundo o supervisor geral de Fiscalização Ambiental da Semurb, Leonardo Almeida, a ocupação no canteiro na Avenida das Alagoas é considerada irregular, por se tratar de uma área pública e, é apontada como uma infração urbanística e ambiental. Além disso, alguns animais que estavam junto com os ocupantes foram recolhidos pela Semsur para o curral municipal.

Ainda segundo Almeida, essas pessoas possuem residência nos bairros do Leningrado e Guarapes, como também do município de Macaíba. Já a diretora do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE) da Semtas, Ângela Maria Lopes, explica que os integrantes das famílias que estavam no local não são pessoas de extrema pobreza. “Eles são inseridos em programas sociais e são acompanhados pelo serviço prestado pela Semtas e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e, mesmo assim, acampam neste canteiro em busca de doações”, afirma.

No local, também foram encontradas 33 mudas da orquídea Cattklleya Granulosa, espécie nativa do Rio Grande do Norte, que atualmente está em extinção. As flores encontradas da Zona de Proteção Ambiental 5 (ZPA 5) estavam sendo comercializadas pelo ocupantes pelo valor de R$ 10,00. Elas serão encaminhadas para o setor de Manejo no Parque da Cidade para o plantios no seu ambiente.

Os casos de ocupação irregular de canteiros na capital potiguar podem ser denunciados à Semurb pela Ouvidoria do órgão no telefone (84) 3616-9829, de segunda a sexta, das 8h às 14h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas