Samu Natal realizou mais de 80 mil atendimentos em 2019 - Via Certa Natal Trânsito

NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA

[7]

Samu Natal realizou mais de 80 mil atendimentos em 2019

Redação,Via Certa


Em 2019, o Samu Natal atendeu 66.751 ocorrências, e 14.207 orientações médicas, totalizando 80.958 atendimentos. Do total de 19.289 chamados que chegaram à Central de Regulação Médica do serviço no 1º quadrimestre de 2019, 4% representam engano; informações 5%; 73% resultam em atendimento com regulação médica e 7% trote.

No segundo quadrimestre, foram 23.179 chamados que chegaram à Central de Regulação Médica do Samu, 5% representam engano; informações, 7%; 71% resultam em atendimento com regulação médica e 7% para trote, ao contrário dos demais parâmetros que tiveram uma redução. Atendimentos com orientações médicas foram 5 mil.

Já no terceiro quadrimestre, do total de 24.283 chamados que chegaram à Central de Regulação Médica do Samu, 6% representa engano; informações 12%, 62% resultam em atendimento com regulação médica e 9% transferência/Internação e 11%, para Trote. Atendimentos com orientações médicas 4.728.

De acordo com coordenador geral do Samu Natal, o médico Cláudio Augusto Câmara de Macedo, o serviço promove grande satisfação dos usuários, como atendimento de excelência. “São 17 anos de sucesso. É o SUS que deu certo. É o SUS que atende como particular. O Samu Natal é bem avaliado pelos usuários, tanto que nós temos muitas ocorrências e solicitações tanto em clínica médica, pediátrica, obstétrica e psiquiátrica. 

“O Samu Natal é preferencial no sentido de resgate de socorro imediato. Temos uma receptividade muito boa com a população. A grande procura demonstra o respeito e a confiança dos usuários com os nossos serviços. Temos uma equipe qualificada, treinada, que, além de capacitar nossos profissionais, capacita a Rede de Urgência e Emergência do município e do estado. Trabalhamos com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, condutores socorristas qualificados”, destacou Cláudio.

SOBRE O SAMU NATAL:

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192 Natal, criado em 17 de setembro de 2002, é um componente assistencial móvel da Rede de Atenção às Urgências que tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido um agravo à sua saúde (de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras) que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte, mediante o envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número "192" e acionado por uma Central de Regulação das Urgências.

O Samu conta com veículos adaptados ao cumprimento da finalidade de atendimento em Unidades Móveis de Suporte Básico (USB), quando há casos de risco de morte sem a necessidade de internação médica e as Unidade Móveis de Suporte Avançado (USA) onde destinam-se aos casos de emergência com alto risco, que exigem os cuidados médicos intensivos até a unidade de destino.

Esse serviço pode ser acionado pelo telefone 192, sendo passível de controle por equipe treinada para efetuar o ordenamento do fluxo dos atendimentos. Para atender a essa demanda, conta com nove Unidades de Suporte Básico (USBs), três Unidades de Suporte Avançado (USAs), uma equipe de Motolância e uma Central de Regulação Médica - CRU, além do Serviço de Transporte Sanitário de Natal
Samu Natal realizou mais de 80 mil atendimentos em 2019 Samu Natal realizou mais de 80 mil atendimentos em 2019 Reviewed by VIA CERTA NATAL TRÂNSITO on janeiro 10, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Sora Templates