Redação,Via Certa

Vírus, proteção, coronavírus, mulher

Segundo a OMS o novo Coronavirus é um vírus respiratório, que se propaga principalmente através do contato de uma pessoa infectada e através de gotículas respiratórias (tosse e espirro) e que podem contaminar as mãos e outras superfícies. Informações preliminares indicam que o vírus pode sobreviver por poucas horas nessas superfícies, por isso é importantíssimo se proteger. Veja as recomendações abaixo:

Recomendações para os passageiros:
Se você estiver com sintomas de gripe, especialmente com febre, evite utilizar o transporte público, fazendo-o somente em estrita necessidade e usando máscara.

Quando for tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com o cotovelo/antebraço – quando se usa a mão, há uma maior possibilidade de transmitir o vírus pelo toque ou depositá-lo em alguma superfície do veículo, como por exemplo, pega-mãos, corrimãos, barras de apoio, catracas, leitores de bilhetes/cartões e dinheiro.

Evite tocar nos olhos, nariz e boca sem higienizar as mãos.

Sempre lave as mãos com água e sabão. A dica é lavá-las enquanto se canta parabéns mentalmente ou se conta até 20 (esse tempo é necessário para uma higienização adequada). Outra opção é utilizar álcool-gel 70%.

Durante a viagem, se possível, abra a janela do veículo e o mantenha bem ventilado.

Se você for idoso procure evitar a utilização do transporte público em horários de pico.

Não há necessidade de alarde com a situação, apenas seguindo recomendações de higiene e educação já é possível reduzir muito a transmissão do vírus.

Consulte fontes confiáveis, evite notícias falsas (fake news).

Recomendações para as empresas:
Mantenha os ônibus limpos, higienizando/esterilizando, após cada viagem, os pega-mãos, corrimãos, catracas, equipamentos de bilhetagem e demais superfícies onde há o constante contato das mãos dos passageiros, do motorista e do cobrador.

Mantenha o interior do veículo bem ventilado, preferencialmente com ventilação natural.

Instrua/treine a tripulação sobre os meios de transmissão do Coronavírus, de forma a evitar a transmissão e o contágio pelo vírus, transformando-os em multiplicadores/disseminadores dessas informações aos demais colegas de trabalho e aos passageiros. Consulte fontes confiáveis, evite notícias falsas (fake news).

Disponibilize álcool-gel 70% para os motoristas, cobradores e passageiros e, se possível máscaras para as pessoas que apresentarem sintomas semelhantes aos de gripe, visto que o contágio pelo vírus pode se dar pelo toque de mãos e, apesar de não muito conhecido, por meio de objetos contaminados (cartões, moedas etc.).

Outras medidas de higienização devem ser realizadas, em especial a do sistema de ar condicionado do veículo.

Se perceber que algum membro da equipe está com os sintomas, afaste-o se suas funções imediatamente.

Sintomas do Coronavírus

Os sintomas são similares ao de uma “gripe”. Geralmente é uma doença leve ou moderada, mas em alguns casos pode ficar grave. Sintomas mais comuns:

  • Febre
  • Tosse
  • Dificuldade de respirar

Alguns pacientes podem apresentar:

  • Cansaço
  • Dor no corpo
  • Mal estar
  • Congestão nasal
  • Corrimento nasal
  • Dor de garganta
  • Dor no peito

Os sintomas são leves e evoluem gradualmente. A maioria das pessoas se recupera da doença sem precisar de tratamento. Idosos e pessoas com doenças crônicas tem maior risco de desenvolver a forma grave da doença.

Se você tiver estes sintomas, utilize uma máscara para evitar o contágio de outras pessoas e procure imediatamente atendimento médico.

Mais informações podem ser obtidas no site do Ministério da Saúde (www.saúde.gov.br) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa (http://portal.anvisa.gov.br/coronavirus/faq).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas