Redação,Via Certa


O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), administrado pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), e que está funcionando na sede do Albergue Municipal, na Princesa Isabel, Centro (segunda à sexta-feira, das 8h às 17h), começou, nesta semana, um atendimento voltado para a população de rua que não quer ficar nos abrigos da Prefeitura, mas que precisam de acolhimento. 

Para atender essa demanda, foi criado um novo espaço no prédio com toda estrutura de informática, computadores para os moradores de ruas terem acesso aos seus documentos e se cadastrarem no aplicativo do auxílio emergencial da Caixa Econômica, do Governo Federal, além de banheiros (para banhos), e alimentação. 

“A gestão do prefeito Álvaro Dias sempre teve um olhar especial para essas pessoas em situação de rua. Agora, com a prestação desse serviço que dá acesso ao auxílio emergencial, ampliamos nosso atendimento àqueles moradores de rua que não tinham acesso à internet, mas que precisam ter a garantia de seus direitos respeitados continuamente", explica a titular da Semtas, Andréa Dias.

Além disso, o órgão municipal vai abrir mais em Petrópolis, nos próximos dias, um ponto com 60 leitos de isolamento para pessoas em situação de Rua com quadros suspeitos e os confirmados do Covid-19, que não precisam de internação. “Estamos abrindo também um novo espaço de isolamento social, em parceria com a ONG Bom Samaritano, voltado aos moradores de rua que venham a apresentar doenças respiratórias, e confirmação de quadros leves. Este é um trabalho importante e que conta com o apoio direto do prefeito Álvaro Dias”, ressalta a Secretária.

A gestora da Semtas enfatiza ainda as parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Consultório de Rua, com consultas médicas, medicações e vacinas (todas as pessoas acolhidas nos abrigos já foram vacinadas contra a influenza) e com a Secretaria de Esportes e Lazer (SEL), onde eles têm atividades físicas e esportivas, com professores de educação física, duas horas por dia. 

E, as ações da gestão do prefeito Álvaro Dias voltadas às pessoas em situação de rua no Município não param por aí. "A Semtas possui toda uma rede de acolhimento e ações voltadas para as pessoas em situação de risco e/ou vulnerabilidade social que precisam de assistência. Neste período da pandemia do Coronavírus, ampliamos ainda mais este acolhimento, através dos abrigos instalados no Albergue Municipal e nas Escolas Municipais Santos Reis e Celestino Pimentel. E estamos com a estrutura pronta para abrirmos ainda mais abrigos, se houver demanda", afirma Andréa Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas