Redação,Via Certa
MUDAMOS DE INSTAGRAM! SIGA @VIACERTANATALRN

Resultado de imagem para Guidão de moto

Um dos melhores projetos de fim de semana que você pode realizar em sua moto é ajustá-la para se adequar a você. Embora a maioria dos aspectos de tal projeto envolva rearranjar as partes de estoque, obter o arranjo certo de guidão pode envolver a troca de guidão, embora simplesmente girar a barra em suas garras possa fazer o trabalho para alguns. Em alguns casos, basta alterar ou adicionar levantadores de guidão para conseguir o que é necessário. No entanto, muitos pilotos podem tornar seus passeios mais confortáveis ​​com uma troca de guidão.

Você também pode ter outras razões para trocar o guidão, principalmente a aparência. Mudar o guiador pode alterar significativamente a aparência de uma bicicleta. Às vezes, o motivo da mudança é sutil. Por exemplo, conhecemos pilotos que mudaram de guiador apenas para que a subida do bar seguisse o ângulo das pernas do garfo.

Uma mudança no guidão pode ser um projeto simples. No entanto, ela fica mais envolvida quando o novo guidão é significativamente mais alto ou mais largo que o original, ou se você planeja personalizar muitos dos componentes montados nas barras. Embora a troca de espelhos de estoque, grampos de guidão e tampas de reservatórios hidráulicos para peças de tarugo de reposição seja fácil, a dificuldade aumenta rapidamente se você decidir reorganizar seus locais de troca, polir e estocar peças cromadas, trocar mangueiras hidráulicas, instalar novos cabos ou personalizar outras peças . Se você comprar peças novas, cromadas existentes e precisar acomodar um guidão significativamente diferente com novos cabos e mangueiras e fiação estendida, esse trabalho simples pode ser estendido em várias semanas. Além disso tudo, é importante saber o que você pode mudar no guidão da moto ou não.

Guidão para moto: legislação

A largura do guidão deve ter entre 600 mm e 950 mm. A altura máxima é igual ao ombro do motociclista. Além disso, as alterações no guidão devem constar no Certificado de Registro de Veículos (CRV). Leve a sua moto na unidade do DETRAN do seu Estado antes de qualquer modificação para poder saber como proceder na regularização da modificação.
Escolhendo um guidão custom para moto

Embora a tendência seja ajustar-se a um guidão maior e mais amplo, essa nem sempre é a abordagem mais funcional. Uma barra mais alta ou mais larga (ou ambas) se espalha mais ao vento e pode aumentar substancialmente o esforço que você precisa para manter-se contra a pressão do ar nas velocidades da estrada. Uma barra mais larga pode fornecer mais alavancagem de direção, mas também pode ser difícil ao fazer curvas de velocidade total em baixas velocidades, onde uma extremidade pode ser uma extensão para alcançar enquanto a outra está no seu intestino.

Se a sua moto for desconfortável para dirigir e você achar que o guidão está contribuindo para isso, realize este teste simples para encontrar a forma que você precisa. Obtenha a moto apoiada na vertical. Coloque-se confortavelmente na sela com os pés repousando naturalmente nos descansos. Relaxe e feche os olhos. Agora, estenda a mão e, depois de ter certeza de que seus braços e ombros estão relaxados, coloque as mãos onde elas querem naturalmente que as alças estejam. Abra os olhos e veja onde suas mãos estão em relação às garras existentes e em que ângulo. O ângulo que suas mãos procuram naturalmente provavelmente será um pouco mais próximo da horizontal que da vertical, com as garras voltadas ligeiramente para trás. Considere como sua postura muda quando você está andando. Se não houver pára-brisa, você provavelmente se inclina um pouco para o vento, o que significa que a posição final da empunhadura deve ser de uma polegada ou mais para a frente e abaixo de onde as mãos caem sem pressão de ar.


Outra maneira de testar barras é experimentar as barras que outros pilotos instalaram no mesmo modelo que você possui. Isso permite que você veja exatamente como eles caem, e você também pode aprender a fonte.

Depois de observar sua posição de mão preferida em relação ao guidão existente, você tem um ponto de partida para considerar como a forma do seu guidão deve mudar. Ao medir o ângulo de subida, recuo e aderência da barra atual, você tem um ponto a ser comparado. A solução pode ser simples, como girar a barra atual em seu grampo e reajustar os controles. Você também pode conseguir esse arranjo ótimo encurtando a barra levemente em cada extremidade ou montando-a em tirantes mais curtos ou mais longos. Antes de começar a ler os catálogos de uma nova barra, conheça seu guiador. Qual é o diâmetro da barra? O guidão é encaixado onde se prende ao tirante ou à coroa do garfo? Os grampos são recartilhados para combinar? Será que o novo bar terá curvas nos mesmos lugares? Algumas motos tem acessórios para pesos de barra ou outros itens. Pode haver furos ou covinhas na fiação. Também pode haver furos para os pinos que localizam as caixas dos interruptores.

Você pode ter algumas alternativas para o modelo de fábrica, no entanto. Outras motos do mesmo fabricante podem usar os mesmos acessórios de extremidades de barras, e as empresas de reposição podem fabricar guidões específicos para o seu passeio. Você também pode fazer furos, modificar ou alterar os componentes que são parafusados ​​na barra, para adaptar a barra desejada.

Certas modificações no guidão da moto não são permitidas pela legislação vigente. Tome cuidado para não fazer mudanças que podem resultar em multas. (Foto: FortNine)

Modificações no guidão de motocicleta

Se as extremidades do guidão estiverem mais afastadas do topo da braçadeira tripla do que o estoque, as mangueiras, os cabos e a fiação deverão ser rearranjados, estendidos ou substituídos para serem alcançados. Além disso, uma barra significativamente mais baixa ou mais estreita pode exigir que você substitua a mangueira do freio dianteiro, já que o estoque pode dobrar mais do que deveria. Isso, no entanto, é basicamente uma consideração estética.

Exatamente o quanto o guidão pode crescer antes que você precise modificar ou substituir as mangueiras, os cabos e a fiação que leva a ele, varia de acordo com cada bicicleta. Algumas bicicletas podem ter folga suficiente nessas partes para alcançar uma ou duas polegadas extras. Roteando-os de maneira diferente, você pode ganhar mais folga. Algumas peças, particularmente o (s) cabo (s) do acelerador, devem ser roteadas com muito cuidado, tomando cuidado para que não fiquem presas ou torcidas. Além disso, certifique-se de que eles não são puxados quando você virar a roda da frente para travar em todas as direções. A fiação que está esticada também pode criar problemas. Se você puxar o fio solto, você pode de repente matar o motor ou apagar as luzes.

Se houver alguma dúvida, é melhor substituir esses itens por peças mais longas do mercado de reposição. O retorno com cabos e mangueiras é que você pode colocar itens atrativos de reposição. Os tubos de aço inoxidável trançados mais finos ou coloridos são uma grande melhoria visual nas versões de borracha preta e geralmente proporcionam uma sensação melhor. Essas mangueiras de borracha ficam mais esponjosas com a idade também. Você também pode obter cabos trançados de aço inoxidável. Outras empresas fazem cabos estendidos.
Além do guidão da moto

Mesmo que seu novo guidão caiba sem mangueiras, tubos e cabos mais longos – tornando o trabalho uma troca potencialmente simples – você pode fazer algumas mudanças fáceis que irão vestir a frente da sua bicicleta de forma significativa. Alguns minutos percorrendo um catálogo sugerem muitas modificações fáceis para a maioria dos proprietários de motos japonesas. Outras fontes de itens incluem o catálogo de acessórios do fabricante. Os grampos do guidão e as tampas do reservatório são instalados em poucos minutos. Enquanto a barra está desligada, você também pode querer encaixar uma nova tampa de braçadeira tripla ou tampas de tubo de garfo de boleto. Pegas diferentes também são fáceis de instalar. Muitas marcas vendem alavancas de controle de guidão cromadas.


Uma palavra sobre espelhos: Embora atraentes para olhar, espelhos de terceiros podem ser terríveis para olhar com. Pequenos espelhos com lentes planas não têm lugar no trânsito, onde você precisa de uma lente convexa para vislumbrar o tráfego ao seu lado e atrás de você ao mesmo tempo. Se você está construindo mais do que uma bonita rainha do hangar, os espelhos devem ter suportes longos o suficiente para alcançar seus ombros, uma forma de espelho horizontal (para fornecer uma visão de duas ou mais faixas imediatamente atrás de você), lentes convexas e um arranjo de montagem isso permite que você faça ajustes do espelho sem arriscar afrouxar o espelho ou sua cabeça. Você também precisa de dois espelhos.

Você pode ir além dos simples parafusos. Desmonte os compartimentos dos interruptores e faça-os cromados e polidos. Desenhar um diagrama de onde os suportes e outras peças pequenas vão para auxiliar na remontagem. O mesmo vale para os cilindros mestres. Pode haver outros componentes na barra ou perto dela como grampos, fixadores, tampas de garfo, tirantes, braçadeira tripla, etc., implorando por algum cromo.

Você pode eliminar totalmente os alojamentos dos interruptores, realocando as peças essenciais em outro lugar. Botões de partida e buzina podem ir nas extremidades da barra. Mini interruptores, para os faróis dianteiros ou piscas, podem passar por baixo das alavancas.

Uma limpeza popular é direcionar a fiação para dentro do guidão. Há alguns pontos para lembrar aqui. Primeiro, os furos enfraquecem a barra, especialmente os grandes buracos no centro das barras montadas em dois tirantes. Em segundo lugar, se os interruptores girarem ou o arame se chocar contra a barra, o curto resultante queimará um fusível.
Trocando o guidão velho…

Se você for substituir as mangueiras ou os cilindros mestres, inicie a troca do guidão drenando o fluido antigo do freio e, se aplicável, dos sistemas hidráulicos da embreagem. Você pode fazer isso desconectando as mangueiras em suas extremidades inferiores e bombeando o fluido para fora. Como sempre, certifique-se de que o fluido de freio não fica em peças pintadas ou revestidas; é um ótimo removedor de tinta. Mesmo que você não esteja trocando os componentes do freio ou da embreagem, talvez você queira trocar o fluido dos freios nos sistemas de freio e embreagem – o que deve ser feito pelo menos a cada dois anos. Sim, o fluido da embreagem também é suscetível à contaminação da água. Se você não substituir o fluido, o fluido pode falhar quando o motor esquentar. Não misture fluido de freio com óleo para reciclagem, ele precisa ser reciclado por si próprio. Nós mantemos um contêiner ao redor apenas para o fluido de freio.


Se você não estiver mexendo com fluido de freio, retire os cilindros mestres das barras e encontre uma maneira de suspendê-los acima das mangueiras para que o ar nos cilindros mestres não entre nas linhas. Nós usamos cordas ou fios elásticos. Se você remover os espelhos, observe que os espelhos da direita podem ter roscas reversas em suas hastes.

Se você pretende substituir as garras, corte o antigo punho esquerdo da barra. Se você quiser salvá-lo, a maneira mais fácil de removê-lo é pulverizar um limpador de contato ou outro solvente entre o punho e a barra. Depois, ao selar a outra extremidade da barra, aplique ar comprimido no orifício do punho. Isso infla o aperto, levanta-o e sopra-lo para fora da barra. Se você não tiver um compressor, siga o solvente com chaves de fenda ou outras sondas longas e finas para levantar a aderência da superfície da barra e soltar o adesivo; em seguida, torça e deslize o punho para fora.

Alguns grampos que prendem os conjuntos de alavancas no lugar exigem uma orientação específica. Se você estiver polindo-os, precisará encontrar uma forma duradoura de marcá-los, para saber qual é o caminho.

Para conjuntos de aceleração de dois cabos, observe onde vai cada cabo ao removê-lo. Se a fiação precisar ser alongada, ou as caixas dos interruptores forem cromadas, desconecte a fiação do chicote principal no farol ou sob o tanque. Se você estiver colocando uma barra ligeiramente maior, decida se a fiação existente alcançará sem fazer algo feio. Quando você soltar o guidão, observe a orientação dos grampos. Os grampos em algumas máquinas têm uma frente e uma traseira definidas.
…pelo guidão novo

Se a fiação passar pela barra, ela deve ser passada antes de você montar a barra. Caso contrário, você normalmente inicia a instalação da nova barra colocando a barra em seus grampos e apertando-os o suficiente para mantê-la em posição.

Comece no interior com os conjuntos de alavancas e trabalhe seu caminho através dos interruptores para o aperto como você remontar os componentes. Se os seus interruptores ou o cilindro do acelerador tiver um pino de localização, talvez seja necessário perfurar um orifício de localização na barra. Embora no caso de uma carcaça de interruptor, alguns corredores escolhem remover o pino. Isso não é recomendado para o tambor do acelerador, já que ele pode girar na barra.
Controle de vibração com o guidão


Se você está vibrando através da barra, há alguns truques que você pode tentar reduzir o zumbido. No mínimo, você deve se certificar de que todos os suportes de borracha (que, se presentes, estão normalmente na base do riser do guidão) e em bom estado. Para alterar as características de vibração, você precisa alterar a frequência do guidão. Alterar o comprimento terá algum efeito aqui, embora nem sempre seja positivo.

Outra solução é mudar a massa. Os pesos finais do guidão fazem isso em algum grau. Encha o guidão com o chumbo, coloque um plugue (uma rolha, um plugue de madeira ou um plugue de tubo de ensaio) em uma extremidade da barra, despeje o chumbo e ligue a outra extremidade . Se você gostar dos resultados, haverá o suficiente daquela bolsa de para fazer mais algumas barras.
Compre o guidão com fios

Você pode estender os fios de várias maneiras. O mais direto é unir em novo fio (do mesmo medidor ou mais grosso), onde é necessário. Recomendamos a soldagem do fio em vez de usar esses conectores de junção de pressão. Os últimos tendem a não ser confiáveis ​​e provavelmente são muito volumosos para passar pela barra, se isso for necessário. Cubra as emendas com a tubulação termo-retrátil para fortalecer a emenda e evitar curto-circuito.

Combinar a codificação por cores dos fios simplificará as coisas, embora você provavelmente não consiga encontrar fios em todas as combinações de cores estranhas usadas no tear. No entanto, pegar todos os chicotes de fios que você está modificando de um ferro-velho pode simplificar bastante o processo. Ao cortar uma extremidade do arreio original e a outra do equipamento usado e enxertá-los juntos, você tem bastante fio, ainda codificado por cores. E você só precisa fazer uma emenda por fio, e não duas, como você faz quando adiciona fio ao meio do arnês.

Antes de enviar a fiação para os furos que você perfurou, verifique se não há bordas afiadas nos furos e se os furos não estão tão apertados que eles ameacem remover o isolamento do fio.
Roteamento dos fios e cabos da moto no novo guidão

Uma das artes mais demoradas de instalar uma nova barra, mas que terá um grande impacto em seu sentimento sobre o trabalho, é rotear os fios e cabos. Supondo que você tenha comprimento suficiente para fazê-lo, os fios externos (que devem ser agrupados em uma única bainha em cada lado da barra) podem ser presos por cabo à barra e direcionados confortavelmente ao longo da parte inferior da barra. Você terá que decidir se é mais importante que eles fiquem ocultos da visão do piloto ou da pessoa em frente à moto olhando para ele. Um toque agradável – supondo que você tenha uma barra cromada – são abraçadeiras coloridas cromadas, que são vendidas pelo cromo personalizado, entre outras.


Funcionalmente, o roteamento de cabos mais importante é para o acelerador, especialmente se você tiver um único cabo. Certifique-se de que não há dobras, pinças ou esticamentos que possam fazer com que o acelerador abra inadvertidamente ou prenda o cabo e evite o fechamento. Isso é essencial. Dependendo do tambor de aceleração que você está usando, você pode ter alguma latitude sobre o ângulo em que o cabo sai da barra, o que pode alterar toda a rota para o motor. Aproveite o tempo para ajustar o jogo livre nos cabos. Muita folga cria resposta abrupta do acelerador; muito pouco pode fazer com que o acelerador não se encaixe ou até mesmo se abra levemente quando o guidão estiver girado.

Há uma outra armadilha potencial a ser observada ao posicionar o acelerador e seus cabos e a carcaça do comutador do lado direito. Certifique-se de que eles não interferem na alavanca do freio. Esta é uma das razões pelas quais as caixas dos interruptores e as manetes estão fixadas em algumas bicicletas – para garantir que não girem e bloqueiem a alavanca do freio.

Também tenha cuidado com o roteamento do cabo de estrangulamento. Se ele se ligar, o afogador pode não abrir totalmente ou os êmbolos de enriquecimento podem não se encaixar completamente, causando problemas no motor mais tarde. O cabo da embreagem é um pouco menos crítico, mas algo que o faz amarrar significa escorregamento da embreagem e maior esforço na alavanca. Antes de instalar um cabo, lubrifique-o bem (especialmente nas conexões finais, que precisam girar livremente no receptáculo da alavanca). Se você estiver usando cabos cobertos de aço inoxidável, considere o aviso para mangueiras de aço inoxidável que se segue.

As mangueiras são menos críticas. É preciso uma grande diferença para causar um problema funcional. No entanto, a superfície semelhante de uma mangueira de aço inoxidável trançada pode ser passada através de peças contra as quais se esfrega. Você pode evitar esse problema usando mangueiras e cabos cobertos com um plástico transparente ou usando plástico espiral ou tubulação termorretrátil nas áreas que se esfregam.

Existem duas escolas de pensamento estético para o roteamento de cabos. Um diz para tentar desviá-lo de vista. O outro prefere arcos graciosos nas mangueiras. Descobrimos que os personalizadores tendem a ir para a escola que funciona para a aplicação específica com a qual estão envolvidas.


Toques finais no guidão da moto

Conclua a instalação do novo guidão ou o reposicionamento do seu antigo ajustando todos os controles para alcançá-los e cobri-los confortavelmente. Isso deve ser feito depois de ajustar o ângulo da barra de acordo com você. O freio, a embreagem, a buzina e o controle do sinal de direção são geralmente os mais importantes.

Aperte os grampos do guidão com uma chave de torque para as configurações de fábrica. A maioria das motos tem guidões em alumínio, então o excesso de aperto pode causar danos caros. Usando parafusos com segmentos danificados cria o mesmo problema. No entanto, é mais provável que você tenha danificado as cabeças dos pequenos parafusos nas caixas dos interruptores. Se assim for, substitua-os. Alguns pilotos gostam de deixar os grampos das alavancas soltos o suficiente para que girem se a moto cair. A esperança é que o pivô solto impeça que a alavanca rompa e desative a moto. Se você optar por fazer isso, certifique-se de que a alavanca do freio não possa girar em qualquer lugar que interfira na operação. Outra possibilidade para algumas motos é encaixar alavancas mais novas com pontos de tensão fundidos que permitem que as extremidades da alavanca se soltem em uma queda, deixando alavanca suficiente para chegar em casa. Depois de concluir esses ajustes, instale os espelhos e ajuste-os.

Depois de ter andado de moto por algum tempo, você pode querer fazer alguns pequenos ajustes no ângulo do guidão ou na posição da alavanca. Aproveite para fazer esses ajustes, o que ajudará a fornecer o máximo retorno do tempo e do dinheiro gasto para instalar o novo guidão e as peças relacionadas. Se você escolheu as peças certas e as instalou corretamente, sua moto deve ser notavelmente melhorada. Não se esqueça de levar sua moto no DETRAN para regularizar o novo guidão.

Quais modificações fez no seu guidão? Quais gostaria de fazer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas