Redação,Via Certa
MUDAMOS DE INSTAGRAM! SIGA @VIACERTANATALRN



A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal), iniciou a realização do teste rápido para Covid-19 nessa terça-feira (16), no estádio Arena das Dunas, com livre demanda a idosos maiores de 60 anos e pessoas com comorbidades comprovadas residentes no município. Foram atendidas 1.033 pessoas no primeiro dia de testagem em esquema de drive-thru, onde 319 pacientes apresentaram algum resultado positivo para IgG ou IgM, imunoglobulinas que identificam a infecção do coronavírus no organismo.

“O último atendimento foi realizado às 22h. Observamos que apesar do resultado ser retirado pela internet, a maioria dos idosos preferiu esperar no local. Os resultados foram entregues pela equipe da SMS/Natal e, quando um resultado era positivo, a equipe dava todas as orientações e encaminhamentos necessários para o tratamento”, explica Rayanne Araújo, secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde da SMS/Natal. Outro ponto que Rayanne destaca é que os resultados positivos serão repassados para o CIEVS/ DVS/ SMS/Natal para notificação e acompanhamento.


O exame tem maior eficácia em indivíduos com histórico de algum sintoma leve de Covid-19 há pelo menos sete dias: tosse, dor de cabeça ou febre, por exemplo. Ele é realizado com a coleta de uma gota de sangue no dedo, através do método imunocromatografia, onde o material reage numa lâmina. É possível aguardar o resultado no local, entregue após 20 ou 30 minutos de sua realização, ou retirar no dia seguinte através de um sistema online acessado por meio de senha fornecida na hora. Casos positivos são encaminhados às 11 unidades de referência da capital para acompanhamento médico.

"Pedimos àqueles que não têm histórico de sintomas que evite comparecer ao drive para evitar exposição desnecessária. A testagem é importante para que a gente consiga identificar novos casos; recomendar quarentena quando necessário, para evitar a transmissão; e também iniciar um possível tratamento de acordo com o que o médico achar necessário nas consultas que ocorrem nas unidades de saúde", indica Rayanne.

Para ter direito ao teste, ainda é necessário apresentar comprovante de residência de Natal e documento oficial com foto que comprove a idade. O acesso à Arena das Dunas se dá pelo portão P1 e acontece até sexta-feira, 19 de junho. Na próxima semana o serviço acontece no Ginásio Nélio Dias, com demanda para a Zona Norte. A permanência no interior do veículo é obrigatória durante todas as etapas.

--
Whats do trânsito: (84) 9.9978-2593

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas