Redação,Via Certa
MUDAMOS DE INSTAGRAM! SIGA @VIACERTANATALRN




Há algum tempo Natal passou a exigir o uso de máscaras para qualquer pessoa que esteja circulando nas ruas ou que seja motorista de transporte público. Mas a decisão deixou uma dúvida: o motorista particular que está dirigindo sem máscara pode ser multado? E qual é o risco de contaminação da Covid-19 neste caso?

Para a prefeitura de Natal e de outras cidades no Rio Grande do Norte é obrigatório o uso de máscaras por todos os cidadãos que estiverem caminhando ou andando ou se dirigindo a qualquer local. 

A decisão segue o feito por outros municípios no Brasil entre eles, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. 

E quanto aos particulares?

O texto não inclui todos os motoristas. Na prática, nenhum motorista particular será multado. Somente condutores de aplicativos e do transporte público são obrigados a usar máscaras. O que pode mudar, indica fonte ligada ao governo municipal. Segundo a fonte, a medida pode ser endurecida e passar a incluir todos os motoristas particulares. Essa é a tendência.

Para os médicos consultados, o uso de máscaras pelos motoristas particulares é vital. E não deve esperar pela lei para ser adotado.




"É importante lembrar que o uso de máscara é um item fundamental para diminuir o risco de transmissão do coronavírus. A obrigatoriedade do uso de máscara em veículos de passeio é um ponto que está em discussão, mas a boa prática de higiene, o senso do bem estar coletivo e zelar pela própria vida, precedem a lei. Usar máscara enquanto se dirige, mesmo com a janela aberta, é recomendada, pois na via de tráfego existem outros usuários que, inadvertidamente, podem não estar utilizando máscara e serem assim um potencial transmissor do vírus em pontos de parada do veículo, como semáforos, cruzamentos e congestionamento”, alerta o doutor Aly Said Yassine

Yassine cita uma outra vantagem da máscara. “Além disso, quando usamos a máscara enquanto dirigimos, evitamos que partes do veículo como volante, câmbio e painel, se transformem em depósito de gotículas e serem, eventualmente, fonte de contaminação em outras vezes que o veículo for utilizado por nós ou por pessoa próxima. Quando estamos com outro(s) ocupante(s) no veículo, o uso da máscara é duplamente recomendado e todos os ocupantes, nesse caso, devem utilizá-la”.

USAR A MÁSCARA EVITA QUE PARTES DO VEÍCULO SE TRANSFORMEM EM DEPÓSITO DE GOTÍCULAS, QUE PODEM VIRAR FONTE DE CONTAMINAÇÃO 

E vale lembrar que há um risco maior caso o isolamento doméstico não seja seguido até dentro do carro. O contato com passageiros de fora do convívio amplia a chance de transmissão.

“Se estiver dando carona, principalmente, se não é alguém que more com você, o ideal é manter as janelas abertas, todos utilizarem máscaras e sempre higienizar as mãos”, salienta Renata Beranger, infectologista 

“É importante ressaltar que não é apenas o uso da máscara que previne as infecções. Temos que focar na higienização das mãos. No carro podemos utilizar as soluções alcoólicas e sempre evitar tocar o rosto”” complementa a doutora Beranger.

Outros riscos: a manipulação da máscara

Como a recomendação é ficar em casa, o uso do automóvel representa um risco extra. Na hora de desembarque e embarque, o ato de colocar e tirar a máscara aumenta o risco de contágio. Afinal, a manipulação da máscara exige cuidados e esconde riscos.

“A máscara serve como barreira de disseminação de agentes infecciosos no ar. Ela deve ser colocada antes de sair de casa. O ideal é  nunca retirar ou colocar  ao entrar ou sair do carro, pois a manipulação da mesma sem a higienização das mãos  leva a contaminação da máscara e, consequentemente, do rosto também. Assim, sempre que for necessário fazer a troca da máscara, é imprescindível a higienização das mãos”, alerta Moacyr Silva Junior, infectologista médico do Serviço de Controle de Infecção do Hospital Israelita Albert Einstein. Além disso, o especialista alerta que tirar a máscara e colocar sobre uma superfície contaminada é outro vetor de contaminação.

“Andar com as janelas abertas não elimina o risco. Usar máscara enquanto se dirige, mesmo com a janela aberta, é recomendado, pois na via de tráfego existem outros usuários que, inadvertidamente, podem não estar utilizando máscara e serem assim um potencial transmissor do vírus em pontos de parada do veículo, como semáforos, cruzamentos e congestionamento”, reforça o doutor Aly Yassine.

Mas é preferível andar protegido e com elas abertas. “No inverno, por mais que esteja frio, é importante manter pelo menos uma fresta da janela aberta, favorecendo a circulação de ar”, explica o infectologista Moacyr Junior.

Risco de contágio pelo ar

A despeito de não ser obrigatório, o uso de máscaras por todos os motoristas ajuda a evitar outra forma de contágio: pelo ar. Novas pesquisas analisam o risco de contágio aéreo, algo que pode ser mais grave em ambientes poluídos. De acordo com os primeiros estudos, o vírus pode ficar alojado no material particulado jogado na atmosfera.


Um estudo publicado na revista britânica Nature divulgou que o vírus pode permanecer no ar por tempo indeterminado. E na China foram encontradas partículas suspensas da Covid-19 em dois hospitais e em áreas públicas em regiões com alto índice de poluição. O que redobra a importância de usar máscaras mesmo ao dirigir sozinho, seja de janela aberta ou não.


--
Whats do trânsito: (84) 9.9978-2593

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas