Redação,Via Certa
MUDAMOS DE INSTAGRAM! SIGA @VIACERTANATALRN


O Departamento de Paisagismo da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Natal (Semsur) contabilizou nos últimos seis meses um total de 3.882 demandas de podas, abates e limpezas de árvores. Foram contemplados, durante a execução dos serviços, os principais corredores urbanos, praças e demandas individuais nas quatro regiões administrativas da cidade. Até o final do ano, a previsão é de que o manejo arbóreo sustentável atinja a marca das 9 mil demandas pontuais. 

De acordo com Renata Larissa, chefe do Departamento de Paisagismo da Semsur, o serviço busca a manutenção do paisagismo, melhoria da iluminação pública e oferece mais segurança à população e aos motoristas com a desobstrução de semáforos das principais vias da cidade.

Natal possui um acervo vegetal composto por árvores exóticas e nativas. A maioria das demandas de podas decorre do plantio de árvores exóticas e não apropriadas para calçadas, provocando danos estruturais aos imóveis, gerando problemas de acessibilidade e estragos nas redes elétrica e hidráulica. A Algaroba, Espinheiro, Castanhola e Algodão são exemplos de plantas exóticas que são muito utilizadas em Natal. O algodão, por exemplo, tem causado muitos transtornos, pois suas raízes entopem instalações sanitárias.

“É importante que todos que possam, tenham uma árvore na calçada de modo a promover benfeitorias ao meio ambiente, como qualidade do ar, diminuição das ilhas de calor, bioma e microclima. Mas também é importante saber que toda árvore, até atingir a fase adulta, necessita ser conduzida e se adaptar ao meio que está inserida”, explica Renata Larissa. Para esclarecer mais dúvidas, pode-se fazer uma consulta ao manual no site da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) ou buscar orientação da equipe de Paisagismo da Semsur.

Solicitação de podas gratuitas

O cidadão pode solicitar poda ou supressão pelo telefone 3232-9845, informando nome, endereço, CPF e motivo da solicitação. As únicas árvores que podem ter os serviços realizados pela prefeitura são as chamadas árvores públicas (calçadas, canteiros centrais, áreas verdes e praças), e o serviço é gratuito. No caso de erradicação, se for implantada na calçada de um imóvel, apenas o proprietário do imóvel pode solicitar. 

A solicitação é transformada em um processo e, em seguida, é realizada uma vistoria no local, os técnicos verificam o manejo correto a ser aplicado. Um processo de erradicação pode ser transformado em solicitação de poda no intuito de salvar o vegetal, pois não é permitida a retirada de árvores pelo simples fato de que ela “suja muito”. Ela informa ainda que todo o material orgânico proveniente das podas e supressão é triturado e levado para compostagem, tornando o serviço oferecido totalmente sustentável.


Entre no grupo do Via Certa - CLIQUE AQUI






--
Whats do trânsito: (84) 9.9978-2593

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas