O encerramento da Semana Nacional de Trânsito foi na Zona Norte, com a realização do primeiro Curso de Pilotagem Consciente

O encerramento da Semana Nacional de Trânsito será na Zona Norte, com a realização do primeiro Curso de Pilotagem Consciente oferecido pela autarquia, e apresentação cultural de alunos de cinco escolas estaduais. A programação ocorreu no Norte Shopping.

O curso tem duração de 7h e a primeira turma de motociclistas é exclusiva do sindicato da categoria, com turma de 35 motociclistas. A aprendizagem consta de aulas práticas e teóricas, e novas turmas serão abertas, com data de inscrição a ser divulgada pelo Detran oportunamente.

A prática de pilotagem consciente é uma preocupação do Detran, tendo em vista que os acidentes envolvendo motociclistas - principalmente jovens - aumentam a cada dia. Ainda hoje pela manhã, sexta-feira 23, por volta das 8h, tinha um corpo estirado na avenida Prudente de Morais. Em Natal, só no primeiro semestre deste ano, envolvendo carros e motos ocorreram 1.339 acidentes com vítimas e 4.242 sem vítimas. Os dados são do Setor de Estatística do Detran, coletados no CPRE e ITEP.

A Semana Nacional de Trânsito foi lançada no dia 19, na Governadoria, com o tema “Década Mundial de Ações para a Segurança de Trânsito – 2011-2020: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas”. Foi um desafio que a ONU propôs aos países membros, ao qual o Brasil aderiu, para reduzir em 50 por cento o número de vítimas no trânsito. A Semana uniu-se à campanha “Trânsito na Paz”, idealizada pelos pais de Alan Almoêdo, que morreu em acidente de trânsito ocorrido em fevereiro deste ano em Natal.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 1,3 milhão de pessoas perdem suas vidas anualmente, e até 50 milhões sobrevivem feridas no trânsito mundial. Os acidentes de trânsito representam a terceira causa de mortes na faixa de 30 a 40 anos; a segunda na faixa de 5 a 14, e primeira na faixa de 15 a 29 anos. Portanto o jovem é a principal vítima. O custo dos acidentes de trânsito já foram estimados em 1 a 2 por cento dos PIB’s dos países ou ainda em um custo global de US$ 518 bilhões/ano. (Portal da Saúde/SUS WWW.saude.gov.br ).

As atividades que o governo do estado através do Detran realiza na Semana, com o apoio de órgãos de segurança e de educação de trânsito, constam de blitzes educativas e fiscalizatórias, apresentações culturais com foco na educação de trânsito; distribuição de folders e curso de pilotagem. A blitz fiscalizatória realizada na noite de quinta-feira 22, na avenida Engenheiro Roberto Freire, resultou na apreensão de 4 veículos e 30 documentos por descumprimento do Código de Trânsito Brasileiro.

Jornalista João Edmilson, assessor de Comunicação do Detran-RN

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال