Os chamados 'amarelinhos' agora usam farda em duas tonalidades de azul Ednilto Neves/GO |
Segundo o coordenador da 7ª Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, o promotor de Justiça Fábio de Weimar Thé, haverá uma reunião hoje com os outros promotores para avaliar se a Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) está ferindo o princípio da impessoalidade na administração pública.
Os agentes de trânsito de Mossoró estão usando o novo fardamento desde o dia 30 último. Há críticas quanto à mudança na cor. Segundo eles, o amarelo é melhor de ser visualizado pelos que estão no trânsito e o azul tende a não ser muito visível no horário noturno.
A maioria critica mesmo a qualidade do material. Eles reclamam que o tecido, os bordados e acabamentos da nova camisa são de qualidade inferior à farda que eles estavam usando anteriormente.
“Não entendo o porquê da mudança da cor do fardamento. Esperava um material com mais qualidade - o que recebemos não atende as nossas necessidades. O fardamento prometido foi um de primeira linha, com itens de segurança, mas não foi bem isso que aconteceu”, disse um agente que preferiu não ser identificado.
Desde que a municipalização do trânsito entrou em vigor em 2009, os agentes de trânsito pertenciam à Gerência Executiva de Trânsito (GETRAN). Neste ano, a categoria foi deslocada para a Secretaria de Defesa Social, ficando sob responsabilidade da Guarda Civil Municipal.
A mudança nas cores foi a forma escolhida para padronizar as fardas dos servidores dos departamentos que compõem a guarda. “Na grande maioria dos municípios de todo o Brasil as fardas são padronizadas. Resolvemos então padronizar nosso departamento”, explica Osnildo Morais, chefe do setor.
Outra mudança aconteceu na adesivagem das motos e carros da corporação. Os veículos de cor branca ganham destaques na cor azul. Os dois Gols e uma Saveiro utilizadas anteriormente dão lugar agora a uma pick-up Strada e dois Fiat Uno.
Fonte: Gazeta do Oeste