A TranspoQuip Latin America, principal feira para infraestrutura do setor de transportes no Brasil, que aconteceu em São Paulo, trouxe expositores de várias partes do mundo.
Fomos conhecer as novidades em tecnologia para segurança no trânsito e controle de tráfego. Registramos, em vídeo, algumas delas para mostrar a você.
Encontramos um sistema chamado SCATS (Sistema de Controle de Trânsito Adaptativo em tempo real), que controla o fluxo de veículos nos cruzamentos e ainda ajuda a reduzir o congestionamento. Ele já opera em Osasco, Vitória, está em implantação em Belo Horizonte, e São José dos Campos, e em fase de testes em Porto Alegre.
Vinda da Alemanha, uma ideia interessante que encontramos foi a guia perfilada: é sistema de piso rebaixado para entrada e saída de passageiros dos ónibus. Ele permite que o motorista deixe um espaço mínimo entre a guia e o ônibus. Não deixando aquele vão, que muitas vezes pode causar acidentes.
Além deles, o Plástico a Frio foi outra novidade bacana. É uma tecnologia antiga na Europa e recente no Brasil, tem cerca de dez anos. Ele muito aplicado em faixas de pedestres. O biocomponente permite a fácil visualização por parte dos motoristas e, assim, maior segurança. Em Porto Alegre, onde foi empregado o material em 80% das faixas, houve uma redução de 14% dos acidentes com pedestres.
Qual delas você achou mais interessante? Dê sua opinião!
Fomos conhecer as novidades em tecnologia para segurança no trânsito e controle de tráfego. Registramos, em vídeo, algumas delas para mostrar a você.
Encontramos um sistema chamado SCATS (Sistema de Controle de Trânsito Adaptativo em tempo real), que controla o fluxo de veículos nos cruzamentos e ainda ajuda a reduzir o congestionamento. Ele já opera em Osasco, Vitória, está em implantação em Belo Horizonte, e São José dos Campos, e em fase de testes em Porto Alegre.
Vinda da Alemanha, uma ideia interessante que encontramos foi a guia perfilada: é sistema de piso rebaixado para entrada e saída de passageiros dos ónibus. Ele permite que o motorista deixe um espaço mínimo entre a guia e o ônibus. Não deixando aquele vão, que muitas vezes pode causar acidentes.
Além deles, o Plástico a Frio foi outra novidade bacana. É uma tecnologia antiga na Europa e recente no Brasil, tem cerca de dez anos. Ele muito aplicado em faixas de pedestres. O biocomponente permite a fácil visualização por parte dos motoristas e, assim, maior segurança. Em Porto Alegre, onde foi empregado o material em 80% das faixas, houve uma redução de 14% dos acidentes com pedestres.
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